Procurar
No território deste local passava a norte a estrada velha do Pão ou da Prata (atual rua do Bonfim), enquadrada pelos montes do Fôjo e da Forca onde irá ser construída a igreja do Bonfim, e a sul passava a estrada velha de Campanhã.
Na planície fértil havia campos e quintas que vão sendo rapidamente urbanizados ao longo do século XIX. A avenida Camilo vai ser rasgada a partir de 1915 nos terrenos da quinta de Sacais, sendo logo construído o liceu oriental Alexandre Herculano e um conjunto de edifícios que dignificaram o meio urbano com a sua estética arquitetónica.
Ver maisNesta exposição, o Cineclube do Porto propõe uma visita ao Cinema e ao Cineclubismo através do seu acervo das décadas de 60, 70 e 80. O desenho expositivo irá partilhar diversos materiais, entre os quais filmes e outros registos videográficos e sonoros, fotografias, publicações, documentos censurados, textos, programas, cartazes e gravuras. Esta exposição procura ser uma representação desta época e das dinâmicas sociais, culturais e políticas geradas pela Revolução de Abril, a que não foi alheio o Cinema, particularmente o amador, na sua visão do público e do privado.
Ver maisConvidamos os mais pequenos a usufruírem da Biblioteca Popular de Pedro Ivo e dos seus jardins, participando de momentos de leitura, seguidos de atividades oficinais, artísticas e criativas.
Ver maisCom início no Gabinete do Tempo e a partir da exposição «Cinema de Revolução», vamos recuar ao momento em que os cravos também fizeram parte da História e recriá-los em papel.
Ver maisNestas oficinas, as crianças experimentam, exploram e descobrem o mundo que os rodeia, sempre acompanhados e guiados pelos pais que auxiliam na execução de tarefas mais técnicas, enquanto encontram explicação científica para algumas situações do seu dia-a-dia. Esta aprendizagem ocorre de forma informal e animada, através quer da brincadeira, quer da realização de experiências que habitualmente só vêm ao navegar na internet. Uma oficina dedicada à ciência do «UAAUUUU»!
Ver maisConvidamos os mais pequenos a usufruírem da Biblioteca Popular de Pedro Ivo e dos seus jardins, participando de momentos de leitura, seguidos de atividades oficinais, artísticas e criativas.
Ver maisA Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe uma evocação Franz Kafka, concebida a partir do livro homónimo de dois autores checos, Radek Maly, poeta e tradutor, e Renáta Fučíková, premiada ilustradora. A mostra traça um percurso da vida e obra do escritor de língua alemã nascido em Praga, destacando as suas marcas pessoais, raízes linguísticas e religiosas, as relações com os familiares, o círculo de amigos e intelectuais e os seus lugares na fascinante cidade de Praga. As ilustrações a tinta negra transmitem a atmosfera angustiante presente nos textos de Kafka bem como o ambiente misterioso e opressivo da Praga do seu tempo. Uma iniciativa da Embaixada da República Checa em Portugal, para homenagear o escritor, no âmbito do centenário da sua morte.
Ver maisNa Inquirição mandada realizar no Porto por D. Afonso IV em 1339, com o intuito de averiguar os rendimentos da cidade e as taxas devidas ao Bispo e ao Cabido, menciona-se, entre outros produtos, os impostos sobre o comércio da louça, indicando que, para cada carga de pichéis bragueses [de Braga], se pagaria dois pichéis. Alguns desses jarros ou pichéis têm sido encontrados em escavações arqueológicas realizadas no Porto. Este é o mote para uma conversa sobre a louça que se utilizava na cidade nos séculos finais da Idade Média.
Ver maisIniciativa de promoção da leitura dirigida ao público adulto que visa divulgar contos de grandes autores. Mediante inscrição prévia, os textos são enviados aos interessados que, posteriormente, se encontram na biblioteca para partilhar opiniões e pontos de vista.
Ver maisIniciativa de continuidade, que acontece ao sábado, dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos.
Ver maisConchas, flores, pedras, metais e ossos foram utilizados pelo Homem, ao longo do tempo, na criação de objetos de adorno. Venham explorar este universo que foi resgatado da terra pela mão dos arqueólogos em escavações na cidade do Porto. Cada criança terá à sua disposição vários materiais que poderá utilizar na elaboração do seu próprio acessório.
Ver maisA arqueologia é um mundo de linhas sobrepostas: gráficas, temporais, e de pensamento. É o desenho que revela e constrói essas linhas que nos permitem criar paisagens intemporais. Podem essas imagens ajudar-nos a imaginar o futuro arquitetónico da cidade a partir das ruínas do arqueossítio?
Ver maisBrincar é o primeiro ato de cultura. Mobiliza a observação e a exploração e com isso a criação de relações de significado e de beleza. Nesta série de oficinas, convidamos as famílias a idealizar e a construir estruturas para brincar, usando materiais naturais e recicláveis, ferramentas e muita imaginação.
Ver maisMassarelos já foi terra de muita gente e cenário de um sem fim de histórias. Junto ao Palácio de Cristal encontramos a Torre de Pedro Sem, que carrega a essência da época em que foi erguida, e onde falaremos dos Terenas, Monfalins e Brandões. Mesmo ao lado descobriremos a lenda da capela do Senhor da Boa Nova que ainda preserva as tradições religiosas dos habitantes de Massarelos. Este caminho leva-nos às Quintas que abrigaram lavradores e nobres na Rua de Entre-Quintas, onde ainda hoje a vida rural se entrelaça com a urbana. Recuando dois mil anos lembramos como este itinerário corresponde à antiga estrada – Via Vetera - testemunho da ocupação romana, que ligava comunidades e facilitava o comércio. Por ela passaram não apenas produtos, mas também ideias e culturas que moldaram a identidade da região. Do Campo do Rou, no coração da Massarelos marinheira onde perduram as tradições e a vida comunitária, descemos para a Alameda de Massarelos, ponto de chegada deste Percurso e de partida para novas histórias.
Ver maisOs participantes terão oportunidade de produzir posters partindo da recriação de imagens de cinema com recurso a técnicas mistas de tintas/impressão. Programa paralelo à exposição «Cinema de Revolução», no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, por parte da Câmara Municipal do Porto.
Ver maisIntegradas no ciclo de cinema dedicado a filmes em técnica animada realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas do Anilupa, estas sessões apresentam um conjunto de filmes que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre o mundo atual.
Ver maisIntegradas no ciclo de cinema dedicado a filmes em técnica animada realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas do Anilupa, estas sessões apresentam um conjunto de filmes que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre o mundo atual. A partir dos conteúdos do filme «O lápis mágico», os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o que gostariam de mudar no mundo em que vivemos. Através de um processo de criação de imagens, que serão colocadas num suporte semelhante às caixas óticas, objetos inventados antes do aparecimento do cinema, os participantes irão explorar os efeitos de transparência e observar a transformação dos seus desenhos.
Ver maisIntegradas no ciclo de cinema dedicado a filmes em técnica animada realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas do Anilupa, estas sessões apresentam um conjunto de filmes que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre o mundo atual. A primeira sessão de filmes é aberta ao público em geral e a segunda é destinada aos participantes inscritos na oficina, que terão a oportunidade de desconstruir um filme visualizado na sessão de cinema, através de uma atividade plástica de criação de um objeto artístico.
Ver maisSabias que Mary Shelley tinha apenas 19 anos quando imaginou a história de Frankenstein? Que Bram Stoker escreveu Drácula sem nunca ter ido à Transilvânia? Que as primeiras páginas de Carrie foram salvas do lixo pela mulher de Stephen King? Neste clube de leitura vais ouvir falar de muitos fun facts sobre grandes livros do género fantástico, além de conhecer algumas das personagens mais estranhas, más, irritantes e falhadas da literatura. Ou serão apenas, hum… (cof, cof), incompreendidas? Seja como for, junta-te a nós, porque os monstros também precisam de fazer amigos.
Ver maisAo longo de seis sessões serão explorados diversos momentos revolucionários na história do cinema, discutidas a importância crucial da montagem na construção narrativa e no avanço da arte cinematográfica como meio de contar histórias e abordadas inovações técnicas, como o surgimento do technicolor, a transição para o digital e a manipulação do som, além de alternativas à narrativa tradicional. Ciclo inserido no âmbito do programa REVOLUÇÃO JÁ! e das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a decorrer entre janeiro e fevereiro de 2025.
Ver maisIniciativa de promoção da leitura, que visa estimular o gosto pela partilha de livros e a interação social, contribuindo para o envelhecimento ativo da comunidade. Os textos são enviados aos interessados que, posteriormente, se encontram para discutir opiniões e pontos de vista.
Ver maisNesta oficina inspirada na coleção de joias da Casa Marta Ortigão Sampaio, os participantes vão-se tornar verdadeiros joalheiros. O desafio é transformar materiais diversos e inusitados em acessórios únicos. Enquanto desenvolvem habilidades manuais, vão explorar novas técnicas, texturas, cores e formas e transformar as suas ideias em acessórios que brilham. No final, seja uma peça ou uma coleção inteira, cada um vai levar para casa as suas criações cheias de estilo.
Ver maisIniciativa de continuidade, que acontece ao sábado, dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos.
Ver maisIntegradas no ciclo de cinema dedicado a filmes em técnica animada realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas do Anilupa, estas sessões apresentam um conjunto de filmes que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre o mundo atual.
Ver maisAo longo de três sessões propomos a construção de um inventário de referências poéticas e políticas sobre o Porto, estabelecendo pontes entre passado e contemporaneidade em geografias diversas da cidade. A partir da Casa Marta Ortigão Sampaio e do legado de Aurélia de Sousa, nesta segunda sessão pensaremos representações do feminino ao longo dos últimos séculos, e as práticas e posicionamentos de mulheres artistas até à contemporaneidade. As formas de representação dos géneros reproduzem desigualdades reais que resultam em modos de ver, pensar e fazer diversos. Em pleno século XXI, nada está consolidado no que diz respeito à igualdade de género. Onde estão as grandes mulheres artistas? Como quebrar as barreiras de invisibilidade?
Ver maisIntegradas no ciclo de cinema dedicado a filmes em técnica animada realizados por crianças, jovens e adultos das oficinas do Anilupa, estas sessões apresentam um conjunto de filmes que refletem os valores da liberdade no contexto da memória do passado português, colocando ao mesmo tempo questões pertinentes sobre o mundo atual. Os filmes observados na sessão de cinema remetem para uma das técnicas que se podem aplicar na animação de imagem: a técnica de recortes. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de construir uma marioneta articulada e imaginar uma personagem. No final far-se-á uma demonstração do processo de captação de imagem a imagem.
Ver maisAo longo de seis sessões serão explorados diversos momentos revolucionários na história do cinema, discutidas a importância crucial da montagem na construção narrativa e no avanço da arte cinematográfica como meio de contar histórias e abordadas inovações técnicas, como o surgimento do technicolor, a transição para o digital e a manipulação do som, além de alternativas à narrativa tradicional. Ciclo inserido no âmbito do programa REVOLUÇÃO JÁ! e das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a decorrer entre janeiro e fevereiro de 2025.
Ver maisIniciativa de promoção da leitura dirigida ao público adulto que visa divulgar contos de grandes autores. Mediante inscrição prévia, os textos são enviados aos interessados que, posteriormente, se encontram na biblioteca para partilhar opiniões e pontos de vista.
Ver mais