GABINETE DE DESENHO

MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

Estação

Anteriores

JUN

VENTO ESPESSO

09

S/ título, 2021. Tinta-da-china s/ papel © António Alves

O Gabinete de Desenho apresenta a obra de artistas unidos pela prática errática ou sistemática do desenho entendido enquanto modo de projetar e de imaginar — a singularidade.
O trabalho de Maria Capelo é secreto por vocação e por convicção. A sua parte de luz, aquela que se dá à visibilidade, é a pintura e o desenho. Ambos afluem e desaguam num denominador comum, uma unidade de medida-padrão, elementar, quintessencial e arquetípica — a árvore.

Ver mais

FEV

Oração à Luz

05

© António Alves

O trabalho de Sara Sara desenha uma cosmogonia singular que cruza as ideias de divindade, culto, atualidade e exercício espiritual, visibilidade e invisibilidade, luz e sombra.

Ver mais

Fazer

VISITAS ÀS COLEÇÕES E GABINETES TER—SEX, 11H

Oficina para os mais novos Oração à Luz — SÁB 11 MAR, 11H

Oficina para os mais novos Oração à Luz — SÁB 26 FEV, 11H

Oficina para os mais novos Oração à Luz — SÁB 5 FEV, 11H

OUT

Desdesenho

08

© Tomás Cunha Ferreira

Tendo o desenho como denominador comum, o trabalho de Tomás Cunha Ferreira resulta numa figura híbrida condensada, cuja leitura está em constante transição entre elementos visuais e elementos rítmicos ou sonoros.

Ver mais

Fazer

Oficina Desdesenhemos — SÁB 18 DEZ, 11H

Oficina Desdesenhemos — SÁB 4 DEZ, 11H

Oficina Desdesenhemos — SÁB 27 NOV, 11H

Visita e Oficina Desdesenhemos — SÁB 13 NOV, 11H

Guardar

Desdesenho, de Tomás Cunha Ferreira é a nova exposição do Gabinete de Desenho na Casa Guerra Junqueiro

ABR

A Obliquação da Gravidade

23

© António Alves

A exposição apresenta um conjunto heteróclito e extenso de construções, máquinas, papagaios voadores, esculturas em madeira, objetos, materiais, documentos, imagens, entre vários outros, que foram produzidos ou que pertenciam a António Veiga Leitão (Porto, 1929 – Caldas da Rainha,  2013).

O seu trabalho constitui-se como uma espécie de cosmogonia, de micro-representação do cosmos, em que o artista tenta recriar as leis universais que regem as relações entre os seres, não sendo por isso estranho que entre os temas a que mais tempo dedicou estejam a astronomia, a aerodinâmica e a sustentabilidade, nomeadamente através de uma forte preocupação com as energias renováveis (em particular eólica e solar).

Ver mais

Fazer

Matérias Sensíveis: Oficina de Papagaios de Papel

Guardar

A OBLIQUAÇÃO DA GRAVIDADE, ANTÓNIO VEIGA LEITÃO

OUT

Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga

30

© Antonio Alves

A ação de desenhar e redesenhar consecutivamente, nos esquiços dos cadernos e mais cadernos. Figuras, coisas e outros seres que se experimentam, se escondem e se descobrem no universo de Jorge Feijão.

Ver mais

Guardar

Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga, JORGE FEIJÃO

O MdC constrói-se entre o céu e o solo

FEV

Por trás das árvores há um outro mundo

15

© Antonio Alves

Ilda David’ vem construindo há cerca de quatro décadas um universo artístico, em que se cruzam de forma particularmente profícua e estimulante, a imagem e a palavra, a literatura e a pintura.

A exposição reúne um amplo conjunto de desenhos (e algumas gravuras), entre obras recentes e mais recuadas no tempo, cujo denominador comum é a tematização da irredutível diversidade da linguagem da natureza.

Ver mais

Fazer

Escuta

Guardar

POR TRÁS DAS ÁRVORES HÁ UM OUTRO MUNDO. ILDA DAVID’

Escuta Por trás das árvores há um outro mundo