GRAPHIC CABINET

Foyer Auditorium Almeida Garrett Municipal Library

Previous

JAN

EUGÉNIO DE ANDRADE, A ARTE DOS VERSOS

19

Eugénio de Andrade, 7,1 x 9,5 cm

O Museu da Cidade do Porto homenageia Eugénio de Andrade, assinalando o centenário do seu nascimento com uma exposição na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tendo por ponto de partida o espólio manuscrito, fotográfico e editorial cedido em 2020 ao Município do Porto.
Nascido a 19 de janeiro de 1923 no Fundão, a sua obra poética atravessa mais de cinquenta anos de atividade criadora, com tradução para inúmeras línguas e vários prémios que o consagram. Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu em mais de metade da sua vida.
Com esta exposição iniciamos um amplo programa que se dedica à celebração da vida e obra do autor.

See more

Guardar

Inauguração EUGÉNIO DE ANDRADE, A ARTE DOS VERSOS

AUG

Manuel Gusmão—Escrevo para um amigo que virá

26

DB2

Manuel Gusmão: Escrevo para um amigo que virá é a nova exposição que o Núcleo de Programação do Museu da Cidade preparou para o Gabinete Gráfico, instalado no foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde se desenvolve o programa literário da Feira do Livro. Poeta, ensaísta, professor universitário e leitor de poesia, Manuel Gusmão (Évora, 1945) é autor de uma obra inclassificável onde a poesia, a política e a poética se unem e concorrem para dar a ler o mundo e repensar os laços entre humanos e mais do que humanos.

See more

MAY

Pitorescos e naifs: do guia turístico ao view-master

07

1

Pitorescos e naifs são estes manuais de sobrevivência para os aventureiros do vagão de segunda: pequenos livros de instruções desenhados para acomodar as diatribes e perrices da viagem em família. No seu conjunto representam um exercício especulativo sobre formas de abordar o desconhecido, assumindo no processo um carácter tanto emancipador como invasivo, que levou Georges Van den Abbeele a equiparar um grupo de turistas a uma força expedicionária sem armas.

See more

DEC

Raiz Fasciculada

15

NicolauCF019539

A pretexto do lançamento de um conjunto de fascículos da coleção Raiz Fasciculada, apresentamos uma oficina de encadernação, de paginação e de livre associação de imagens e texto, que se transforma numa exposição voltando a transformar-se regularmente em espaço de experimentação oficinal.

See more

Fazer

Curso Breve #7 Raiz Fasciculada — SEG 21 FEV–11 ABR 2022, 18H (8 sessões)

Oficina de Encadernação — Costura Borboleta — QUA 15 DEZ 2021, 10H

Oficina de Encadernação — Costura Copta — QUA 15 DEZ 2021, 14H30

Guardar

Colecionar e oferecer os fascículos do Museu da Cidade

Palimpsesto de Leituras — Raiz Fasciculada

AUG

Errata

JUL

Materiais Inflamáveis: Culturas de resistência, média alternativos e fanzines (1982- 2021)

08

Imagem Exposição Materiais Infláveis

A exposição assenta na visibilização de um conjunto de movimentos e de experimentações artísticas e independentes na cidade do Porto ao longo da década de 1980 e cujos “ecos” se estendem até à atualidade. Fanzines, réplicas de fanzines, músicas, cartazes, flyers e materiais videográficos produzidos neste período constituem exemplos de um ethos do-it-yourself.

See more

Fazer

Visita Orientada com Paula Guerra, David Pontes e Neno Costa

Oficina Desacordes e remisturas: fanzines inflamáveis

Curso Breve #3 Materiais Inflamáveis

Guardar

Materiais Inflamáveis

APR

PANFLETARISMO

15

Captura de ecrã 2021-07-29, às 17.39.26

O arquivo do centro de trabalho do PCP do Porto foi objeto de um olhar gráfico que permitiu reunir duas centenas de cartazes, panfletos e brochuras de diversas origens. Esta exposição traduz um exercício entre o silêncio da clandestinidade e a urgência do propagar a mensagem política.

See more

Fazer

Oficina—Do Prelo ao Protesto: cartazes e panfletos de agitação

Curso Breve—Experiência quotidiana e práticas políticas entre as classes populares do Porto (1945-1974)

Curso Breve—PCP 100 anos de História

Guardar

PANFLETARISMO