Notice 026
RecitalExtensaoRomantismo_set202128
26 de janeiro de 2022
Os ciclos musicais da Extensão do Romantismo do Museu da Cidade voltam a revisitar os compositores da época romântica, esta semana destacando-se o canto, pela sopranos Dora Rodrigues e Sara Braga Rodrigues, a conversa sobre as singularidades do romantismo literário português, com Isabel Pires de Lima.
É na Extensão do Romantismo, lugar para reflexão deste movimento filosófico, político e cultural tão impactante na história da cidade do Porto, que se continuam esta semana os recitais dos ciclos em curso: Música e Romantismo e Criação e Revolução.
A quinta sessão de Música e Romantismo, com programa de Sofia Lourenço e Pedro Monteiro, decorre esta quinta-feira, dia 27, às 19 horas. Explorando a relação entre a Música e a Literatura, a premiada soprano Dora Rodrigues interpreta asCinco Canções Portuguezas Op. 10 de Vianna da Mota e as Trovas do Cancioneiro Popular de Francisco de Lacerda, este último compositor já com um pendor impressionista, acompanhada ao piano por Sofia Lourenço, interpretando no instrumento histórico que pertenceu a Guilhermina Suggia.
No final do recital, uma conversa com a investigadora Isabel Pires de Lima parte da melodia vocal, para a palavra cantada, analisando também as razões pelas quais o romantismo em Portugal se constituiu tardio e reservado ao clima de salão doméstico, partilhando as estas singularidades.
No último recital do ciclo Criação e Revolução, desenvolvido pelo Curso de Música Silva Monteiro, o quarteto de cordas Lusitanae Ensemble interpreta Luis Costa e Sara Braga Simões dá voz às icónicas árias do Barbeiro de Sevilha de Rossini e La Sonnambula de Bellini.
Os concertos na Extensão do Romantismo retomam a 5 e 6 de fevereiro com um festival que apresenta dos premiados do Concurso Internacional de Santa Cecília.
Os preços dos concertos variam de 4 a 2 euros e estão disponíveis na bilheteira online do Museu da Cidade.