Return

EROS DE PASSAGEM — OS EROTISMOS NA OBRA DE MÁRIO CESARINY

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

Ciclo_EROS_JUL_Mario_Cesariny3

O Museu e Bibliotecas do Porto têm em curso programas e atividades de celebração de escritores que, em 2023, assinalam o centenário do seu nascimento, tendo em vista renovar pretextos para a sua leitura e conhecimento.

 

Nesse contexto, durante os meses de junho e julho, procuramos regressar a quatro desses escritores – Agustina Bessa-Luís, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia – com um ciclo de conversas em torno da presença e importância do erotismo na obra de cada um deles.

 

Pedro Eiras nasceu no Porto em 1975 e é escritor e investigador. Desde 2001, publicou obras de ficção (Bach, Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa, A Cura), teatro (Um Forte Cheiro a Maçã, Uma Carta a Cassandra, Um Punhado de Terra, Bela Dona), ensaio (Esquecer Fausto, Tentações, Os Ícones de Andrei, Constelações, Platão no Rolls-Royce) e poesia (Inferno, Purgatório, Paraíso). Publicou vários livros em França, na Roménia, no Brasil. As suas peças de teatro foram encenadas e lidas em dez países. É Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. António Gonçalves (1975) frequentou a Escola Soares dos Reis, no Porto. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando em História de Arte, na Universidade de Les Illes Balears, Palma Maiorca. É Artista Plástico; Diretor Artístico da Galeria Ala da Frente, V.N. Famalicão, desde 2015; Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda V.N. Famalicão – de 2002 a 2018. Professor dos Cursos de Formação Contínua na Faculdade de Belas Artes do Porto, desde 2017. Minês Castanheira (Porto, 1983) é fundadora e diretora criativa do Bairro dos Livros. Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, pós-graduada em Comunicação e Gestão Cultural e Literatura Comparada. É autora de três livros de poesia e colabora em coletâneas e publicações de literatura e poesia.

 

BILHETES

Entrada gratuita limitada à lotação do auditório.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal