Return

Germano Arquivo inaugura esta quinta na Casa do Infante

Germano2

25 de outubro 2021

 

É na sequência da celebração do nonagésimo aniversário de Germano Silva que o Museu da Cidade inaugura Germano Arquivo, exposição patente na Casa do Infante até 16 de janeiro de 2022, e que esta quinta às 18H30 conta com a sua presença e a atuação especial do Rancho Folclórico do Porto.

 

Esta é a segunda e muito relevante doação que Germano Silva, o jornalista, historiador e bibliófilo faz da ao Arquivo Municipal do Porto, da coleção que foi constituindo ao longo de setenta anos. A primeira realizou-se em 2001, que anos mais tarde, em 2016 deu origem à exposição O Porto no Coração, na Casa do Infante. Este ano, e por ocasião da celebração do seu nonagésimo aniversário, é novamente na Casa do Infante, mais precisamente no Gabinete do Tempo, que o Museu da Cidade lhe dedica a exposição Germano Arquivo. Construída coma sua cumplicidade, a exposição propõe descobrir os objetos mais singulares deste espólio, mas sobretudo permitir ouvir os relatos do colecionador na primeira pessoa e as curiosas histórias que deles emanam.

 

Germano Silva é um dos divulgadores mais conhecedores, acarinhados e entusiasmados da história e tradições da Invicta. Condecorado Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, colega de Manuel António Pina ao longo das décadas que trabalhou no Jornal de Notícias, Germano começou a adquirir uma série de documentos, contactando com alfarrabistas e calcorreando a cidade que conhece quase de olhos fechados, e o acervo foi ganhando corpo. A vontade partiu de se aperfeiçoar na carreira jornalística, porque um repórter no Porto tinha de conhecer bem a cidade.

 

São manuscritos, monografias impressas, correspondência recebida, cartazes, recortes de jornais, álbuns de fotografias, documentos dos mais raros aos mais inusitados e que ganham vida pela voz das partilhas do divulgador.

Germano Arquivo inaugura quinta às 18H30 com horário prolongado até às 20 horas e conta com a atuação do Rancho Folclórico do Porto e a sua presença.

 

A exposição estará patente no Museu da Cidade—Casa do Infante,  até 16 de janeiro de 2022, com entrada gratuita, de terça a domingo das 10H às 17H30 e encerramento à segunda e dias feriados.