Return

Oficina Dela, Recortada e Colar

Gabinete Gráfico—Biblioteca Municipal Almeida Garrett

242664814_526317141997364_1287843145523653193_n

Partindo do trabalho das mulheres designers portuguesas representadas na exposição Errata, o Coletivo ARiSCA propõe a criação de imagens em família, num processo colaborativo de reflexão em torno da [in]visibiliade do trabalho autoral, e com recurso a conceitos e metodologias representativas do vasto contributo destas designers, nomeadamente através de técnicas de monotipia, stencil e recortes.

Integrando os conceitos de Casa, Instituição e Narrativa, cada família montará um objeto único que agregará os materiais produzidos em cada atividade.

 

A R i S C A é um coletivo informal do Porto que atua nas áreas da arte e da educação. O coletivo é formado por Inês Soares, Patrícia do Vale e Raquel Sambade que se assumem como  propositoras de imagens e experiências com percursos assentes na transdisciplinaridade, nas áreas da ilustração, pintura, curadoria, museologia, docência e investigação, que se cruzaram na arte-educação em contexto não-formal. Exploram a relação arte-comunidade-sociedade, desenvolvendo conteúdos de mediação, educação e artísticos em nome próprio e em colaboração com instituições culturais e de ensino.

 

Patrícia do Vale é curadora independente e arte-educadora. Mestre em Estudos Museológicos e Curatoriais pela FBAUP. Frequentou o Curso de Pintura no Ar.Co, Lisboa. Licenciada em Psicologia pela FPCEUP. Desenvolveu projetos colaborativos de curadoria no 1ª Avenida-Edifício AXA [2013] e no programa inaugural do Espaço MIRA [2013 – 2014]. Curadora do projecto RITUAL, do Espaço MIRA e Encontros da Imagem [2014]. Direção artística, fotografia e mediação de C I N Z A – projeto com a comunidade [2015 – 2016]. Curadora de Teimosia de Tentar de Sónia Borges [2018] e H O T E L de [ih-theer-ee-uhl] [2018] na CRU Galeria. Produtora executiva e assessora de comunicação de artes plásticas e performativas desde 2005. Colabora com o Serviço Educativo Artes de Serralves desde 2016. Integra o Coletivo ARiSCA, desenvolvendo práticas de arte e educação como raízes da criação de comunidade.

 

Raquel Sambade, arte-educadora e professora, é natural do Porto, onde vive e trabalha atualmente. Licenciada em Arqueologia e em História pela Universidade do Minho e pós-graduada em Museologia pela Universidade do Porto. Foi doutoranda de Museologia na FLUP/FBAUP, onde desenvolveu investigação na área da curadoria educativa e arte contemporânea. Enquanto investigadora integrou o Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2012). Foi bolseira da 1ª edição do programa INOV-art (DGArtes) integrando o departamento de Educação da TATE Modern (2009-2010). Foi, entre 2010 e 2020, educadora do Serviço Educativo da Fundação de Serralves. É autora do SEMENTE, um projeto de arte-educação para as escolas. Leciona a disciplina de História da Cultura e das Artes no ensino secundário artístico do Ginasiano – Escola de Dança. Colabora com a Casa da Imagem no projeto internacional PERSE (Erasmus+). Integra o Coletivo ARiSCA onde desenvolve conteúdos de mediação e atividades que se relacionam com a prática artística contemporânea para instituições culturais e de ensino.

Atividades

1. CASA [técnica: monotipia]
2. INSTITUIÇÃO [técnica: stencil]
3. NARRATIVA [técnica: recorte / colagem]
4. MONTAGEM DE OBJETO

Inscrições

8 Famílias (crianças a partir de 3 anos). Gratuita mediante inscrição até à lotação de 16 participantes. Inscrições aqui ou em bmp@cm-porto.pt, indicando o dia pretendido.