26 Mar 2022
No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala oficialmente a 28 de março, teremos atividades na Casa Guerra Junqueiro, Extensão do Douro e Casa do Infante. Aqui fica o programa.
CASA GUERRA JUNQUEIRO
10H—11H
A CASA E O POETA – VISITA GUIADA
Visita orientada à Casa Guerra Junqueiro, em que se dá a conhecer muitas das peças da coleção que o poeta Guerra Junqueiro foi construindo ao longo da vida e, através delas, algumas facetas do colecionador.
Limite de 15 participantes.
15H—16H
EM TORNO DA CASA GUERRA JUNQUEIRO – VISITA GUIADA
Partindo da Casa Guerra Junqueiro, situada no coração do centro histórico do Porto, percorre-se um caminho por ruas e ruelas em torno da Sé e da própria Casa Guerra Junqueiro, descobrindo as marcas que fazem este território ser considerado Património Mundial e vislumbrando perspetivas sobre a cidade e o rio de grande beleza.
Limite de 15 participantes.
EXTENSÃO DO DOURO
11H—12H
DOURO—VISITA À EXTENSÃO
A Extensão do Douro, anteriormente conhecida como Museu do Vinho do Porto, tem um novo conceito e uma nova montagem com um ritmo sazonal, em harmonia com os ciclos da vinha. A sua missão, situada em plena Ribeira, enquanto embaixada ou posto avançado do Douro no Porto, será afinada a partir de um programa desenvolvido com contributos de vários saberes, inventando um olhar esclarecido e poético sobre uma região árida e generosa, onde desde há muitos séculos homem e natureza se reinventam um ao outro.
Limite de 20 participantes.
15H—16H
EM TORNO DO DOURO – VISITA GUIADA
A Extensão do Douro encontra-se no Centro Histórico do Porto e envolvendo este espaço existem várias ruas e edifícios que transbordam história e que se interligam com o rio, a região do Douro e o vinho. Vamos conhecer mais sobre esta envolvência?
Limite de 25 participantes.
CASA DO INFANTE
10H30—12H30
OBRAS DE ARTE NA ZONA RIBEIRINHA – VISITA GUIADA
O itinerário proposto visa dar atenção a algumas das obras de arte instaladas na zona ribeirinha do Porto, através dos seus autores, conteúdos e significados. Orientado por Manuel Araújo.
Limite de 25 participantes.
11H—12H30
SE ESSA RUA FOSSE MINHA – OFICINA
Os participantes são convidados a recriar uma rua à sua maneira. As crianças podem usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem esta artéria. No final, cada criança leva um pedaço dessa rua.
Limite de 15 participantes.
15H—16H
VISITA ORIENTADA À CASA DO INFANTE
Construída em 1325, a Casa do Infante é assim designada por aí ter presumidamente nascido Henrique, o Navegador.
O monumento nacional foi residência para visitas oficiais da casa real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda.
Limite de 25 participantes.
Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia via mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226 057000.
O programa geral pode ser consultado aqui.