Com Luís Cabral, Eduardo Souto de Moura e Minês Castanheira. Moderação: Jorge Sobrado
11 NOV 2023 18:00–19:00
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO PORTO
Com morada no antigo Convento de Santo António desde 1842, e guardiã de um espólio patrimonial e literário notável que a constitui como uma das mais relevantes e antigas bibliotecas públicas portuguesas, a Biblioteca Pública Municipal do Porto aproxima-se de um momento decisivo de transformação, a pensar no futuro. A intervenção de reabilitação e ampliação de que será alvo, já a partir de 2024, num projeto da autoria do Arquiteto Eduardo Souto de Moura, justifica um olhar sobre o seu passado e devir, a sua história e missão no presente, convocando autores, dirigentes e utilizadores.
Luís Cabral (Porto, 1953) é licenciado em Filologia Românica (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), diplomado com o Curso de Bibliotecário- Arquivista (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), obteve o grau de Master of Arts in Librarianship (Leeds, Inglaterra). Bibliotecário na Câmara Municipal do Porto (desde 1974), Diretor da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1986-2000) e Assessor na Direção Municipal de Cultura (2000-2018). Para além do trabalho de bibliotecário, foi docente nas Faculdades de Letras das Universidades do Porto e Coimbra e deu formação na área de Bibliotecas, Arquivos e Documentação. Tem investigado e publicado no âmbito da Historia das Bibliotecas, História do Porto, património literário, História da Música, etc.
Eduardo Souto de Moura (Porto, 1952), colaborou com o arquiteto Álvaro Siza Vieira desde 1975 a 1979. De 1981 a 1991 trabalha como Professor Assistente do curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Inicia a atividade como profissional liberal em 1980. Professor convidado em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurich, Lausanne, Mendrísio e Mantova. Recebeu vários prémios e participou em vários Seminários e Conferências em Portugal e no estrangeiro. Em 2001 recebe a Medalha de Ouro Heinrich-Tessenow, em 2011 recebe o Prémio Pritzker, em 2013 o Prémio Wolf e em 2017 o Prémio Piranesi. Em 2018 recebe o Leão de Ouro na Bienal de Veneza. Em 2019 recebe o Prémio Arnold W. Brunner Memorial Prize, American Academy of Arts and Letters, Nova Iorque. Em 2022 recebe a Honoris Causa La Sapienza, Roma. É membro da Academia Francesa de Arquitetos, Paris.
Minês Castanheira (Porto, 1983) é fundadora do Bairro dos Livros, onde desenvolve o seu trabalho artístico e criativo transdisciplinar. Autora de livros de poesia, foi Prémio Jovens Escritores em 2005. É também coautora dos Mapas dos Livros, Guias Literários criados pelo Bairro dos Livros, que têm mapeado o património cultural de vários territórios do país. Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, é pós-graduada em Comunicação e Gestão Cultural pela Universidade Lusófona e estudou Literatura Comparada na Universidade do Porto. O seu último livro No princípio era a dança, foi publicado em 2022 pela Fresca, chancela editorial da Poetria.
Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário disponível no dia 27.
Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480
Rua de Dom João IV 2, 4000-296 Porto