Por Paula Guerra e David Pontes
13 AUG 2021 14:00–15:00
Gabinete Gráfico
Imagem Exposição Materiais Infláveis
Na semana de encerramento da exposição Materiais Inflamáveis, propomos uma visita orientada por Paula Guerra, curadora e David Pontes, do projeto Cadáver Esquisito. Uma oportunidade para conhecer em profundidade a exposição e o projeto do Cadáver Esquisito.
David Pontes é atualmente diretor adjunto do Jornal Público. Desde o início dos anos 1990 que tem exercido a sua atividade profissional como jornalista passando pelo Público, o Jornal de Notícias, a Edipress (24 Horas, Visão, Tal e Qual) e a Lusa. Tem tido colaborações como comentador em várias rádios e canais de televisão nacionais. Fundou e produziu (em conjunto com Neno Costa) o fanzine Cadáver Esquisito.
Apesar da sua existência fugaz – apenas dois números editados, em 1986 – o Cadáver Esquisito traduziu não só uma época singular na cidade do Porto, onde muito possivelmente foi responsável por inaugurar a publicação de fanzines punk na zona do Grande Porto (englobando, no essencial, Espinho, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Vila do Conde, mas cujos “ecos” chegaram bastante mais longe na região), mas constitui igualmente um dos mais relevantes fanzines para percebermos a histórica das movimentações punk no nosso país. Da autoria de David Pontes e Neno Costa, o fanzine ficou inelutavelmente ligado à banda Cães Vadios e ao programa Minuto de Ódio, emitido na Rádio Caos, pois David foi algum tempo vocalista e letrista dos primeiros e o timoneiro do segundo.
Gratuita e mediante lotação até 10 pessoas.
Reservas aqui ou para bmp@cm-porto.pt.