Avançar
A sua história remonta ao século XV, a antiga Casa da Câmara, construída em meados de 1450, considerada a primeira sede do poder autárquico, onde até final do século XVII se reuniam em assembleia os chamados homens-bons, ou os representantes dos 24 ofícios da cidade.
Dividida em três pisos de generosos pés direitos, a orgulhosa Torre do Senado organizava-se segundo o princípio do progressivo exercício de poder: no piso superior, a sala de Vereações e o seu cartório; ao nível do terreiro da Catedral, a sala de Audiências; e no piso inferior as lojas, com sobrado intermédio e acesso pela rua de S. Sebastião. Aqui passaram a executar-se as atividades municipais judiciais e de gestão, as audiências aos munícipes e as reuniões de vereação.
A estrutura da torre começou a ter problemas de estabilidade desde o século XVI. Em 1875, um incêndio destruiu por completo o edifício, que apenas em 2002 seria reerguido, na recriação contemporânea da perdida torre medieval, projeto do arquiteto Fernando Távora. Em betão e granito, a nova torre ganhou a volumetria e dimensão original, envolveu parte das ruínas e fez nascer um amplo lado em vidro que religa aquele edifício icónico à cidade. Parte das ruínas, junto à antiga muralha do Terreiro da Sé, foram deixadas a descoberto. Trata-se de uma elevação simbólica que se ergue sobre a cidade e o rio, um monumento que dá corpo a uma impossibilidade – a presentificação do passado no tempo contemporâneo, um lugar evocativo de uma ideia de ordem e de estabilidade num espaço urbano em perpétua mudança.
Em 2023, a Antiga Casa da Câmara integra o Museu do Porto com uma proposta expositiva temporária que resgata, em urgência, o projeto e a obra profundamente simbólicos, a História e o seu Arquiteto.
Imagens—Atlas: António Alves e Fernando Noronha (Museu do Porto) e Filipa Brito (CMPorto).
Terça—Domingo
12H—19H
Encerra às segundas e dias feriados.
Rua de São Sebastião, s/n 4000-013 Porto
GPS: 41.143039, -8.611626
30, 500, 600
Comboio: São Bento - L. Braga, L. Guimarães, L. Marco
São Bento
Praça de Lisboa; Palácio da Justiça; Ribeira, Cardosas