Avançar
Construída em 1325, a Casa do Infante é assim designada por aí ter presumidamente nascido Henrique, o Navegador.
O edifício, dos mais antigos da cidade, terá sido também o maior em dimensão, sobretudo pelas duas torres mandadas construir no século XIV, há muito desaparecidas. O monumento nacional foi servindo diferentes propósitos ao longo dos tempos, como residência para visitas oficiais da casa real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda que aí tiveram os seus serviços instalados durante vários séculos.
Nos anos 90 a casa foi restaurada e, como resultado das escavações arqueológicas, revelaram-se vestígios da ocupação moderna, medieval e romana. Os pavimentos em mosaico entre outras descobertas, indicam ter sido ainda a habitação ou palacete de um cidadão abastado no período romano.
Além das exposições permanentes e do Arquivo, o GABINETE DO TEMPO foi inaugurado em 2020 com um ciclo de exposições que provoca uma experiência aprofundada sobre episódios e perspetivas da cronologia da cidade, convocando a memória e permitindo a imaginação de saltos e relações mais ou menos prováveis entre este e outros tempos.
Imagens—Atlas: António Alves (Museu do Porto), Fernando Noronha (Museu do Porto) e fotos do arquivo da Coleção Museu do Porto.
Visitas Orientadas
GABINETE DO TEMPO
BIBLIOTECA DOS ASSUNTOS PORTUENSES
ARQUIVO MUNICIPAL DO PORTO ONLINE
GABINETE DO TEMPO — Entrada gratuita.
Terça—Domingo
10H—17H30
Encerra às segundas e dias feriados.
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções
500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1
S. Bento
Praça do Infante D. Henrique