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A voz é o elemento central no novo ciclo de concertos no Museu Romântico

Detalhe de Tapeçaria Flamenga — Verdure. Oficina de Oudenaarde ou Enghien, séc. XVI. Coleção Museu do Porto / Museu Guerra Junqueiro

Museu do Porto propõe uma descoberta da música do Período Romântico com novas sonoridades, num ciclo programado pelo maestro Cesário Costa.

 

Em três datas, sempre às 16h, no Museu Romântico, este programa apresenta três formatos distintos: um recital de canto e piano, um recital de canto e guitarra, e um concerto coral.

 

Será uma viagem pelo lied alemão, com a música de Weber, Wolf e Schumann, pela mélodie française, com obras de Fauré e Debussy, pela música espanhola de García Lorca, pela música britânica de Elgar e Stanford, bem como pela canção portuguesa, com obras de David de Souza, António Fragoso e Francisco de Lacerda.

 

O ciclo é inaugurado no sábado, 15 de julho, com o recital Romance. Beatriz Maia (soprano) e Gustavo Afonso (piano) interpretam obras musicais de Hugo Wolf, Gabriel Fauré, Claude Debussy, David de Souza e Robert Schumann, numa viagem pelo repertório de ilustres compositores de lied alemão, de melodie francesa e de canção portuguesa, situado entre meados do século XIX e inícios do século XX.

 

Exploram-se as múltiplas dimensões do amor, na sua associação ao sonho, à beleza e aos sentidos, culminando numa história de vida.

 

Uma semana depois, a 22 de julho, o L’Effetto Ensemble – Dora Rodrigues (soprano) e Rui Gama (guitarra) – protagoniza o recital “Meine Lieder, meine Sänge” partindo da obra original para canto e guitarra de Carl Maria von Weber.

 

O romantismo no canto e na guitarra é uma combinação poderosa de expressão emocional e virtuosismo instrumental. O período romântico na música enfatizava a individualidade, o sentimentalismo e a intensidade emocional. Quando aplicado ao canto e à guitarra, isso resulta em performances cativantes e apaixonadas.

 

Os autores em destaque serão Carl Maria von Weber, Enrique Granados, António Fragoso, Francisco de Lacerda, Gabriel Fauré, Agustin Barrios e F. García Lorca.

 

A conclusão deste ciclo está marcada para o dia 29 de julho, com o recital Mélancolie, que leva ao palco o Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende, Nuno Areia (piano), Carlos Pinto da Costa (violino) e Helena Venda Lima (direção).

 

Serão interpretadas obras musicais de Edward Elgar, Charles Villiers Stanford e Gabriel Fauré, numa breve viagem pelo delicado e expressivo mundo da música coral do período romântico, das sonoridades etéreas inglesas, ao universo denso e melancólico francês. “Cada uma destas peças idealiza um ambiente, uma paisagem, uma canção de amor, uma oração, um movimento sonoro que nos remete diretamente para o universo do romântico, numa ampla paleta interpretativa, com delicados recursos harmónicos e melódicos”, nota o programador.

 

Cesário Costa tem vindo a distinguir-se como um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração. Realizou os estudos musicais em Paris, onde concluiu o Curso Superior de Piano, e na Alemanha, onde completou com a nota máxima a Licenciatura e o Mestrado em Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Würzburg, na classe de Hans-Rainer Foerster. Recentemente, obteve o Doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel”.

 

As entradas para os recitais deste ciclo podem ser adquiridas na bilheteira online ou nos espaços do Museu do Porto. Têm um custo de quatro euros, com descontos para estudantes, titulares do cartão Porto., do cartão das Bibliotecas, colaboradores da Câmara Municipal do Porto e empresas municipais.