Voltar

AO RITMO DA REVOLUÇÃO — E LIVRES HABITAMOS A SUBSTÂNCIA DO TEMPO

MUSEU ROMÂNTICO

O primeiro ciclo dedicado à música portuguesa revolucionária, encerra com a participação do coro juvenil Pró-Música, do Pró-Música EMcanto e da Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob direção de Rui Silva. «Canções Heróicas» é o termo habitualmente utilizado para designar uma série de músicas compostas por Fernando Lopes-Graça. Adquiriram este nome pelo seu contributo para a exaltação da liberdade, dando força aos que lutavam contra o Estado Novo. A sua primeira versão, publicada em 1946, foi rapidamente proibida pela Censura. Ao longo de 50 anos, estas canções apenas circularam de forma clandestina, divulgada com grandes precauções, num meio muito restrito de pessoas. No dia 27 de abril, retomamo-las com a força de jovens vozes.

 

PROGRAMA

 

Autores e obras musicais:

FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994)

Canções Heróicas
Acordai
Jornada
Livre

 

Cancioneiro Tradicional Português
O milho da Nossa Terra (Tradicional da Beira Baixa)
Canção da Vindima (Tradicional da Beira Baixa)

 

Mãe Pobre

 

Três Canções Corais
Epitáfio
Ode

 

JOSÉ AFONSO (1929—1987):
Canção de Embalar (arr.: Paulo Brandão)
Maio, Maduro Maio (arr.: Fernando Lapa)
Tecto na Montanha (arr.: Joaquim dos Santos)
Vejam bem (arr.: Rui Ferreira)
Balada de Outono (arr.: Vicente Narciso)
Grândola, Vila Morena (arr.: Lopes-Graça)

 

JOSÉ CALVÁRIO (1951-2009)
E Depois do Adeus (arr.: Vítor Resende)

 

 

Intérpretes:

Pró-Música EMcanto agrupamento a cappella

ANA SOFIA SARMENTO (soprano)

JOANA SANTOS (soprano)

MARIA JOÃO MATIAS (soprano)

INÊS FERREIRA (contralto)

LEONOR EIRAS (contralto)

SUSANA DA COSTA (contralto)

AFONSO AMORIM (tenor)

DIOGO BIDARRA (tenor)

JOÃO SÁ (tenor)

FRANCISCO GRAÇA (baixo)

GONÇALO LEONOR (baixo)

JOÃO FONSECA (baixo)

 

Direção:

RUI SILVA

 

 

Da pretensão e do desafio nasce o agrupamento Pró-Música EMcanto. Constituído por elementos do Coro Juvenil Pró-Música, alunos e ex-alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim, é a mais recente valência da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e propõe-se interpretar o vastíssimo repertório a cappella, com enfoque nas obras do séc. XX e da contemporaneidade. Sob a direção artística e musical do professor Rui Silva, com créditos já firmados no âmbito da música vocal solista e coral, em especial na sua investigação e inovação, tem como principal fomento suscitar nos emergentes talentos a oportunidade de participarem num projeto musical ambicioso e eclético, onde se dinamiza o pendor pelo canto em conjunto e a execução de obras icónicas, para a formação. Do vastíssimo repertório apresentado em Concerto, e aclamado pelo público e crítica, fazem parte obras de Lopes-Graça, José Afonso, Dan Forrest, Frank Ticheli, Philip Stopford, Eric Whitacre, entre outros. Destacam-se também as participações em obras relevantes e consagradas, tais como: Requiem, G. Fauré; Requiem for the Living, D. Forrest; Requiem, J. Rutter; Missa Festiva, J. Leavitt; A Little Jazz Mass, de Chilcott; Magnificat, de Kim Arnesen; Armed Man – a Mass for Peace, de Karl Jenkins, entre outras.

 

Natural da Póvoa de Varzim, Rui Silva é Mestre em Ensino da Música – Especialização em Canto, obtido com excelência, no Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe da Prof. Fernanda Correia. É docente da classe de Canto e Diretor Artístico e Musical do Coro Juvenil Pró-Música e Pró-Música EMcanto, EMPV, e Diretor Musical do Coro CCM, CCM/Artave. É membro da Comissão Executiva e Produtor do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. Trabalhou aperfeiçoamento vocal e repertório com o Maestro Marc Tardue. Tem-se apresentado como solista em inúmeras óperas, oratórias, recitais, galas e concertos em salas de espetáculos e outros espaços de relevância, do panorama nacional e internacional. Participou em diversos masterclasses, com grandes nomes do âmbito lírico nacional e internacional. Foi galardoado no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi e no Concurso Internacional de Canto Montserrat Caballé. Foi convidado a integrar o Estúdio de Ópera do Teatro de Nuremberga, Alemanha. Frequentou o curso de Teologia, UCP – Braga, e o curso de Direito, UL – Porto.

 

 

 

 

BILHETES

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.
Levantamento no máximo de 2 bilhetes/ pessoa nos balcões do Museu e Bibliotecas do Porto, 48h antes de cada atividade.