31 MAR 2015–31 DEZ 2024
CASA DO INFANTE
Monumento nacional desde 1924, a Casa do Infante é sede do Arquivo Histórico do município e integra o centro interpretativo que dá a conhecer o Infante D. Henrique, percorrendo a sua iconografia até à contemporaneidade e revisitando os principais marcos da Expansão portuguesa, da perspetiva da cidade do Porto.
Num outro circuito de visita exibem-se vestígios da ocupação da época romana, constituída por construções dos séculos IV e V com pavimentos de mosaico, da Alfândega Régia, criada por D. Afonso IV em 1325, e da Casa da Moeda, que iniciou o seu funcionamento em 1369.
O núcleo da Casa da Moeda expõe ruínas e objetos deste serviço régio que aqui funcionou durante vários séculos, mostrando-se uma coleção única no país de instrumentos ligados à fundição do metal e à sua preparação para o fabrico das moedas, além de uma seleção de numismas provenientes das escavações arqueológicas e das coleções municipais.
São exibidas diversas peças arqueológicas, com destaque para a cerâmica, mas também objetos relacionados com a atividade da Alfândega, como selos de mercadorias em chumbo ou “contos de contar”, além de elementos arquitetónicos singulares provenientes do edifício.
A coleção de cerâmica, de origem arqueológica ou museológica, integra peças de fabrico local ou importado, produzidas desde os séculos XIII-XIV até à época contemporânea, incluindo louça comum, porcelana chinesa e um núcleo de faiança dos séculos XVIII a XX das fábricas do Porto e Vila Nova de Gaia.
GABINETE DO TEMPO — Entrada gratuita.
Terça—Domingo
10H—17H30
Encerra às segundas e dias feriados.
Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções
500, 900, 901, 906, ZM, ZR, 1
S. Bento
Praça do Infante D. Henrique