Voltar

Casa Marta Ortigão Sampaio dedica um dia aos seus vizinhos

© Sérgio Rolando

A 5 de fevereiro, o Museu da Cidade do Porto apresenta mais oito horas de programação gratuita numa das suas estações. 

 

Foi para dar a conhecer a atividade dos 16 espaços que compõe a sua rede que o Museu da Cidade do Porto criou o Dia do Vizinho, um programa de domingo com atividades gratuitas para todas as idades. A quarta sessão do projeto decorre no próximo dia 5, entre as 10h00 e as 18h00, na Casa Marta Ortigão Sampaio. Vizinhos e amigos da casa-museu vão juntar-se aos monitores da iniciativa para desfrutar de visitas guiadas, oficinas infantis, aulas de ioga e de desenho, momentos de músicapoesia cinema, com direito a um final em festa.

 

Manhã com visitas para grandes e atividades para pequenos 

 

A jornada começa às 10h00 com “Aurélia – Contexto Social e Familiar”, uma visita orientada por Marta Bernardes que propõe a descoberta de lugares, pessoas e ambientes que povoaram os dias da pintora Aurélia de Souza. Com a duração de uma hora, o percurso dirige-se a maiores de 12 anos. Em paralelo realiza-se uma atividade ao ar livre preparada pela Associação Infantário e Jardim de Infância Carolina Michaëlis. Entre as 10h15 e as 11h00, crianças a partir dos três anos são desafiadas a recolher elementos naturais no jardim romântico que envolve a casa. E, meia-hora depois, os mesmos monitores mostram aos mais novos posturas de ioga através da arte. Antes, às 11h00, há outra proposta para famílias com miúdos pequenos, a oficina de artes manuais “Casa Pop-Up”, dirigida por Patrícia do Vale, do Coletivo Arisca.  O programa da manhã termina com “Joias no Masculino”, uma visita comandada por Ana Rita Mendes pela coleção de acessórios (alfinetes, relógios, abotoaduras…) do século XIX e inícios do XX, presente no local. Arranca às 12h30, dura 20 minutos e destina-se a maiores de 12 anos.

 

Tarde de percursos e expressão artística dentro e fora da casa 

 

A programação é retomada às 14h30 com “A Via Veteris – do Palácio à Ramada Alta”percurso de duas horas e meia dirigido por Manuel Araújo, seguindo uma antiga via romana utilizada pelos peregrinos de Santiago.  À mesma hora, a Associação Círculo de Amigos Marta Ortigão Sampaio apresenta as propostas que irá desenvolver em 2023 na casa-museu, num momento acompanhado por música e pelas obras da Aurélia de Souza.  Ainda às 14h30, começa uma aula de desenho no jardim, com o artista plástico João Pedro Rodrigues.  A partir das 15h00 realiza-se a segunda sessão da oficina familiar “Casa Pop-Up” e uma hora depois chega a visita “Jardim: a joia mais verde da casa”, com Luís Monteiro, da Divisão de Gestão Ambiental da Câmara do Porto. Às 16h30 é projetado o filme de animação “As culturas que vem de longe”, produzido e orientado pelo projeto CLIA Anilupa em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara do Porto. Esta curta-metragem resulta de histórias tradicionais contadas por emigrantes de várias nacionalidades acolhidos pela Comunidade de S. Cirilo, instituição vizinha da Casa Marta Ortigão Sampaio. Segue-se às 17h00 “Poesia no Museu”, um momento de leituras soltas junto a pinturas ou peças da coleção do museu, protagonizado pelo projeto Nova Acrópole. E, para encerrar o dia, há um momento de confraternização entre amigos e os vizinhos, a partir das 17h30.

 

Todas as atividades têm acesso gratuito, mas requerem inscrição através do preenchimento deste formulário. Para mais informações podem contactar o Serviço Educativo do Museu da Cidade do Porto.