Voltar

CICLO DE MÚSICA «JARDINS E O ROMÂNTICO» — DIALECTOS DUO

MUSEU ROMÂNTICO

O Museu do Porto e a Orquestra Filarmónica Portuguesa apresentam um ciclo de música de câmara dedicado aos jardins, enquanto lugares privilegiados de inspiração e fruição de paisagens sonoras. Com uma programação vibrante, sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira, o ciclo desdobra-se em cinco recitais que decorrem no Museu Romântico, nos sábados de 8 a 29 de junho, e no Palacete Visconde de Balsemão, no dia 6 de julho, e ainda um muito aguardado concerto sinfónico no domingo dia 21 de julho, no renovado terreiro do Museu Romântico.

 

No penúltimo recital, o duo Marcelo Pinho e Daniel Moreira trazem ao palco do romântico uma performance com uma seleção vibrante de obras contemporâneas, apresentando peças que exploram uma ampla gama de sons, ritmos e cores.

 

 

PROGRAMA

 

Intérpretes:

DANIEL MOREIRA

MARCELO PINHO

 

Autores e obras musicais:

IVAN TREVINO (1983—)
2+1 (Duo Marimba)

BELA BARTOK (1981—1945)
Allegro Bárbaro, arr. Martin Oprsal (Duo Marimba)

ANTÓNIO AMOROSO (1956—)
Duett fur Kleine Trommel 2″ (Duo Caixa)

GENE KOSHINSKI (1980—)
As One (Duo Marimba)

EMMANUEL SEJOURNÉ (1961—)
Khamsin (Duo Marimba)

BOBBY LOPEZ (1975—)
Conversation for Two Tambourines (Duo Pandeiros)

GENE KOSHINSKI (1980—)
Dance of the Drums (Multipercussão)

 

Daniel Moreira Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da ARMAB. Mais tarde ingressou no Conservatório de Aveiro, integrando as classes do Professor Vasco Rodrigues, e posteriormente de Paulo Oliveira. Teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Osvaldo Ferreira, Paulo Marns, Ernst Schelle, Rui Massena, António Vitorino de Almeida, António Lourenço, entre outros. Atualmente leciona a disciplina de percussão nas Academias de Música ARMAB, S. João da Madeira, Arouca e no Conservatório de Águeda. Concluiu em 2015 a Licenciatura em Música – Percussão (Performance) na UA, tendo como docentes responsáveis Mário Teixeira e Rui Gomes. Em 2017 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (Ensino) também na UA. Apresenta-se regularmente em público com diferentes projetos de música de câmara, nomeadamente o Dialectos Duo e o Grupo de Percussão da ARMAB.

 

Marcelo Pinho nasceu em 1986 na Venezuela. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Em 2006, integra na Escola Profissional de Música de Espinho. Em 2007, participa no Concurso Ibérico de percussão Tum pá Tum Pá (2.º lugar). Ingressou no ensino superior na Universidade de Aveiro onde concluiu a Licenciatura em Performance em percussão e Mestrado em Ensino. Atualmente é professor de Percussão na Academia de Música de Paços de Brandão, Percussionista convidado na Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Chefe de Naipe na Orquestra Filarmónica Portuguesa, membro do Duo de Percussão «Dialectos Duo» e do trio «Belinha Jazz Trio».

 

 

Osvaldo Ferreira é o diretor artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Em Portugal, foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival Internacional de Música do Algarve. Gravou vários CDs com obras de autores portugueses para a editora Numérica e um CD duplo com sinfonias de Mozart. Com a Orquestra do Algarve, apresentou-se em Viena, Bruxelas, Lisboa, Sevilha, Porto, Curitiba e Londres. Foi o diretor musical da Oficina de Música de Curitiba. No seu percurso destaca-se ainda o seu trabalho à frente de importantes orquestras: Filarmónica de São Petersburgo, Sinfónica de Roma, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Praga, Filarmónica de Lodz, Filarmónica da Silésia, Sinfónica de Nuremberga, Filarmónica da Rádio Renana, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra do Festival de Música de Aspen (E.U.A.) e Orquestra Nacional da Venezuela, entre outras.

 

 

ENTRADA

Bilhetes disponíveis na bilheteira online ou espaços do Museu do Porto. Limitados à lotação do espaço: 60 participantes

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

JARDINS

QUINTA DA MACIEIRINHA