Voltar

Conversa — Para Aurélia: Desenhos de Fuga

CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Caderno de Aurélia de Souza. Coleção Museu do Porto / Coleção Casa Marta Ortigão Sampaio. Fotografia de António Alves

Aurélia de Souza é uma artista que não cessamos de descobrir. Desta feita, debruçamo-nos sobre os seus cadernos de desenho, esses objetos íntimos de pensamento, ensaio, estudo, esse mundo fragmentário que nos deixa tantas pistas para um entendimento maior da mulher e da obra.

 

Juntamos à conversa Ana Allen e Jiôn Kiim, mulheres e artistas da cidade, como Aurélia, que levam esta prática do desenho a um entendimento realmente estendido, expandido e contemporâneo, dando corpo a um duplo movimento: de homenagem e mergulho nos Cadernos de Aurélia de Souza, por um lado, e de atualização e diálogo com estas preocupações e investigações, por outro, oferecendo-nos duas obras inéditas que repensam práticas, processos, universos e espaços do desenhar.

 

Seguimos a celebração do centenário da morte da Aurélia de Souza com gestos-semente plenos de vitalidade, propostas que tornam cristalina a importância histórica da sua figura, ao mesmo tempo a riqueza, influência e pertinência da sua obra na mais radical contemporaneidade.

 

Ana Allen (n. 1985, Porto) vive e trabalha no Porto. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis – Artes Visuais, é Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e encontra-se a desenvolver o Doutoramento em Artes Plásticas pela mesma Universidade. A prática artística de Allen, tem vindo a ser desenvolvida em torno de temas paradigmáticos da pintura, na procura do diálogo entre o legado e a transformação, transpondo a conjugação e a dimensão dicotómicas do mundo imagético – entre o abstrato e o figurativo, histórico e contemporâneo, o natural e o artificial, o analógico e o digital. Através da sua prática de pintura, desenho e instalação encontramos imagens de natureza híbrida definidas por uma temporalidade transversal.

 

Jiôn Kiim (n. 1982, Busan, Coreia) vive e trabalha no Porto desde 2017. Possui um Diploma em Belas Artes pela HfBK Dresden. Estudou na Kunstakademie Stuttgart e na Faculdade de Belas Artes do Universidade do Porto e Design Industrial (BFA) na Hongik Univ. em Seul. A sua prática transdisciplinar, centrada no desenho, abrange a pintura, a fotografia e a instalação. As obras de Jiôn Kiim parecem habitar os interstícios entre linguagem e o inefável que define o lugar do gesto artístico, bem como a sua forma. Elas surgem como signos vazios, atos de pura meditação. Numa procura pelo incerto e a alegria, os seus trabalhos afastam-se da interpretação e do pensamento lógico, para assim serem superfícies de atenção ao momento presente, concentrando-se nos gestos e nas substâncias que compõem áreas pictóricas de limites indefinidos. Está representada na Coleção de Arte da Câmara Municipal do Porto, e tem mostrado a sua obra em espaços e publicações como On The Surface: conferência de fotografia | MAAT (Lisboa), Galeria Municipal do Porto, Instituto, Clube Desenho, Revista Dose #6, edições scopio, Ci. CLO Bienal 19, Galeria aSede, Galeria Dentro e Palacete Pinto Leite (Porto), Centro de Memória (Vila do Conde), Salão Sophie Charlotte (Berlim), GnRation (Braga), ZAWP (Bilbao), Art Space O (Seul), Motorenhalle, Ex14 e Oktogon (Dresden), entre outros. Recentemente, foi selecionada como artista residente para, entre outros, o Hangar em Lisboa, financiado pela DGArtes, e para o Westwerk Artists’Centre, recebendo uma bolsa do Ministério da Cultura e Media em Hamburgo.  É membro do Estúdio do Clube Desenho no Porto. 

 

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita. Inscrição através do preenchimento do formulário. Limite de 20 participantes.

+ info mdc.educativo@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299, 4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música