Curso Breve #20 — MANUEL ANTÓNIO PINA: UMA SEGUNDA E MAIS PERIGOSA INOCÊNCIA

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT

Manuel António Pina, Porto, 2011. Fotografia de Lucília Monteiro

Natural do Sabugal, Manuel António Pina nasceu-se a si mesmo no Porto, como escreveu numa crónica de 2001, e deixou marcas profundas em várias gerações de portuenses. A sua obra e a sua figura continuam a exercer fascínio e a cativar leitores. Nome cimeiro da poesia portuguesa contemporânea, o Prémio Camões 2011 legou-nos o mais importante conjunto de textos de ficção e teatro para o público infantojuvenil da literatura portuguesa.
Mas, na sua obra, os géneros literários – poesia, ficção infantojuvenil, teatro, crónica – são apenas “nomes da mesma escrita”. É tal a unidade – a totalidade – dessa escrita, que podemos abordá-la, indiferenciadamente, a partir de qualquer um dos seus livros: estaremos a ler o mesmo texto. Em todos os seus títulos nos deparamos com os mesmos temas, fixações, interrogações, inquietudes, especulações.
O curso breve sobre Manuel António Pina tem a irrazoável ambição de fazer incidir um pouco de luz nas muitas faces do poliédrico autor desaparecido há 11 anos.

SEG 6 NOV, 18H
FALA-SE DE MAIS NESTES TEMPOS (INCLUSIVE CALA-SE): AS CRÓNICAS DE PINA
Com Sousa Dias

SEG 13 NOV, 18H
PENSAR DE PERNAS PARA O AR É UMA GRANDE MANEIRA DE PENSAR: A FICÇÃO DE PINA
Com Rita Basílio

SEG 20 NOV, 18H
COMO TEATRO PARA ADULTOS, MAS MELHOR: O TEATRO DE PINA
Com João Luiz

SEG 27 NOV, 18H
É O QUE FALTA QUE FALA: A POESIA DE PINA
Com Rosa Maria Martelo

Rui Lage (Porto, 1975) é autor de vários livros de poesia, com destaque para Revólver (2006), Corvo (2008), Um Arraial Português (2011), Rio Torto (2014) e Estrada Nacional, de 2016, distinguido com o Prémio Literário da Fundação Inês de Castro e com o Prémio Ruy Belo. O seu primeiro romance, O Invisível (Gradiva, 2018), foi distinguido com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2017 e com o Prémio Autores 2019, da SPA, na categoria de melhor livro de ficção narrativa, e traduzido para o castelhano, em 2020, com a chancela de La Umbría y La Solana. É também autor de ficção infantojuvenil, e, com Jorge Reis-Sá, organizou a antologia Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora, 2009). Traduziu obras de Paul Auster, Pablo Neruda, Samuel Beckett e Carl Sagan. É colunista do semanário Expresso.

Em 2022, publicou o ensaio A Presença do Mistério, sobre a obra de Manuel António Pina (Editora Exclamação), o livro de poesia Firmamento (Assírio & Alvim) e, com Álvaro Domingues e Duarte Belo, Portugal Possível (Museu da Paisagem).

É Deputado à Assembleia da República, membro da Comissão de Assuntos Europeus e da Comissão de Ambiente e Energia, bem como, desde 2017, membro da Assembleia Municipal do Porto. Doutorado em Literaturas e Culturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi investigador, formador, docente do ensino artístico e professor universitário. Entre 2014 e 2021 foi assessor no Parlamento Europeu. Integrou a direção da extinta Fundação Eugénio de Andrade. Entre 2013 e 2021 teve assento no Conselho Municipal de Cultura do Porto.

Foi o comissário da homenagem a Manuel António Pina na Feira do Livro do Porto, em 2023, e programador convidado.

BILHETES

Até 5 de novembro, valor de 7€ ou 3,5€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas do Porto ou portadores do cartão Porto.

Valor por sessão 2€ (sujeito aos lugares disponíveis após a primeira sessão)

Limitado à lotação do auditório.

+ info e bilheteira aqui ou nos espaços das Bibliotecas do Porto.