Orientado por Dália Dias
7, 14, 21, 28 JUN, 18H—20H (4 sessões)
7–28 JUN 2021
Auditório Biblioteca Municipal Almeida Garrett
“O Freixo perto do Porto” Joseph James Forrester.1835. Litografia 38,10 x 40,20 cm. Coleção Museu da Cidade – Extensão do Romantismo
A obra e a vida do médico Joaquim Guilherme Gomes Coelho (1839-1871), conhecido pelo seu principal pseudónimo literário, Júlio Dinis, são o foco, reencontrando uma ficção algo esquecida e menos sujeita a um olhar contemporâneo. O curso breve antecipa e prepara terreno para a programação desenvolvida em torno das facetas do autor homenageado da Feira do Livro do Porto 2021.
Ao longo das quatro sessões lança-se um convite à leitura contextualizada, capaz de alargar os horizontes interpretativos, num modelo de fruição da sua escrita, lentamente saboreado, estimulando a infinita capacidade de significação do romance do séc. XIX. Uma Família Inglesa – cenas da vida do Porto constitui a principal proposta, mas também se revisitam As Pupilas do Senhor Reitor e A Morgadinha dos Canaviais, observando a construção cuidadosa de personagens, o tempo e espaço de arquitetura rigorosa, a voz narrativa clara e o rigor descritivo que assinalam o dealbar de uma estética realista/naturalista. As relações entre a escrita, as pinturas eas esculturas coevas permitem ainda aprofundar e alargar a metáfora da germinação e disseminação românticas, entendidas enquanto promenade no território metamórfico de Proteu, diverso e fértil, predizendo um futuro que se alongará até ao nosso presente.
Dália Dias é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1981); mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1995) e é doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese A Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A. (2004). Foi professora do quadro do ensino público secundário, entre 1987 e 2013, tendo lecionado desde 1977. Tem vasto curriculum como formadora, em áreas da Comunicação, Cultura e Literatura Portuguesa, destacando-se a sua ligação à docência nos primeiros anos da fundação do Curso de Tecnologia Audiovisual (IPPorto). Dirigiu e fundou várias organizações com intervenção na área do património e divulgação cultural, com destaque para a Universidade Sénior Douro Cultura da Foz e a Quadrante—Rotas do Património. Dinamizou vários Cursos Breves, a propósito de autores portugueses contemporâneos (Vergílio Ferreira, Jorge de Sena/Sophia de Mello Breyner, Ruben A.).
Até 3 de junho, valor de 7€ ou 3 € para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. + info e inscrições aqui ou em bmp@cm-porto.pt