Voltar

DERIVA — COMO SE DESENHA UMA AMIZADE

CAFÉ CEUTA

Germano Silva e Manuel António Pina, s.d.

O convite é para a realização de uma visita guiada pensada para articular território, referências culturais, património e literatura numa exploração do mapa do Porto a partir das suas grandes amizades literárias, tendo como mote a amizade de décadas entre Manuel António Pina e Germano Silva.
Confessa, um dia, Manuel António Pina: «As cidades que habitamos fazem-nos quanto as fazemos nós. Assim, a certa altura, torna-se difícil definir onde acabamos nós e começa a cidade».

A visita, onde cabem também Carolina Michaelis e Antero de Quental, Gomes de Amorim e Almeida Garrett ou Sophia e Sena, integra leitura de excertos, histórias e episódios do património literário da Invicta, pretende traçar roteiros numa atmosfera deambulatória – porque Pina e Germano partilhavam o ritual de passear, sem destino, pelas ruas do Porto. Nesta visita guiada, calcorreamos o Café Ceuta, a Cordoaria, a Torre dos Clérigos, as Virtudes, passando pela Livraria Académica, a Cedofeita, o Palácio de Cristal terminando, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

 

Ponto de encontro Café Ceuta

 

Aconselhamos o uso de calçado confortável e agasalho ou impermeável. Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais.

 

BILHETES

Entrada gratuita mediante o preenchimento do formulário.

ENDEREÇO

Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal