Com os monitores, amigos e vizinhos do Museu do Porto
1 OUT 2023 10:00–18:00
RESERVATÓRIO
A programação do Museu do Porto é vossa e o museu está presente por toda a cidade, desde a zona oriental à zona ocidental da cidade.
Para se dar a conhecer a programação neste vasto território junto das comunidades locais, realizamos o DIA DO VIZINHO onde em torno de alguns dos espaços do museu acontece quadrimestralmente um domingo de atividades abertas a todos e gratuitas.
Convidamos todos a estarem presentes no próximo DIA DO VIZINHO, a realizar no dia 1 de outubro, das 10h às 18h, no Reservatório.
Desafiamos os vizinhos e as comunidades locais a que tomem como sua a programação, que usem o espaço e façam dele alimento para um novo conjunto de experiências e memórias coletivas em que todas as gerações sintam o prazer de habitar o seu museu.
10H
ARTES E OFÍCIOS DOS VIZINHOS
Com Amadeu Santos e Armando Moreira da Silva
Os nossos vizinhos fazem parte da nossa casa e da nossa vida. Eles convidam-nos a avivar a memória do Reservatório e do Parque da Pasteleira. Também nos mostram como se transformam coisas esquecidas num sistema circular onde afetos, seres e objetos se tocam. Momento de conversa e de descoberta entre vizinhos em que cada um de nós é bem-vindo.
10H – 17H30
JOGO PARA OS MAIS NOVOS
LABIRINTO NO RESERVATÓRIO
Com Graça Lacerda
Durante o Dia do Vizinho temos propostas de jogos para pequenos e grandes descobrirem quatro caminhos no labirinto do Reservatório. De forma autónoma, os participantes deslocam-se no espaço e no tempo e atravessam épocas desde o período pré-histórico. Venham desvendar pistas que nos contam histórias das peças expostas num antigo reservatório de água.
10H30
VISITA FOCADA
A PRODUÇÃO DO SAL DURANTE A IDADE DO BRONZE NO PORTO
Com Carla Stockler
Na estação das Areias Altas foram identificadas cerca de 200 fossas (estruturas escavadas no solo) que no seu interior continham, maioritariamente, fragmentos de cerâmica e material lítico. Durante a visita iremos analisar os vasos que apesar da sua configuração um pouco “estranha” se relacionam com produção de sal durante a Idade do Bronze.
11H
OFICINA PARA OS MAIS NOVOS
CÁPSULA DO TEMPO
Com Coletivo Arisca | Raquel Sambade
Um pouco por todo o Porto há vestígios de outros tempos que nos contam a história desta cidade. São mais de 2500 anos encapsulados em mais de 20 camadas descobertas por arqueólogos. Nesta oficina vamos em família construir um livro-escavação, onde ficarão escondidos pequenos fragmentos, reais e imaginados, dos sítios arqueológicos que hoje o Reservatório acolhe.
12H30
VISITA ÀS 12H30
CASTELO DA FOZ
Com Isabel Osório
O Castelo de São João da Foz é o tema da sessão que dá a conhecer resultados da intervenção arqueológica realizada neste emblemático monumento classificado, que permitiu uma nova leitura sobre a ocupação do local, com destaque para os contextos relacionados com os dois espaços sagrados que se escondem no seu interior.
14H
VISITA FOCADA
FAIANÇA PORTUENSE
Com Laura Sousa
Entre as diversas cerâmicas arqueológicas figuram as faianças, distintas pelo revestimento. No Porto, registam-se exemplares importados a partir de meados do século XIV. De consumo inicialmente restrito, são presença assídua em contextos de épocas recentes, superando vasilhames coevos e destacando-se as produções nacionais.
Nesta visita, relembramos o papel pioneiro e cosmopolita do Porto no fabrico desta louça, hoje menos usada, mas cujo brilho, desenhos e cores continuam a encantar-nos.
14H30
OFICINA PARA OS MAIS NOVOS
COLECIONAR-TE
Com Rita Ladeiro
Entre vestígios e artefactos que habitam o Reservatório, há também muitos elementos da natureza que o circundam! Vamos criar peças com impressões da natureza, fragmentos arqueológicos e quem sabe, começar uma coleção? Vem, cria e torna-te um colecionador!
15H
VISITA DESENHADA
PEDRAS DO PORTO DESAPARECIDO
Com Luís Aguiar Branco
Deambulando pelos vestígios em pedra da cidade medieval, segue-se uma explicação desenhada dos edifícios demolidos ou alterados, mostrando o local provável da sua proveniência.
16H
VISITA FOCADA
ARTEFACTOS LÍTICOS DA FOZ
Com Sérgio Gomes
Por toda a plataforma litoral têm sido recolhidos artefactos líticos, cuja variabilidade é sugestiva da exploração de distintos recursos durante a Pré-História. Visita que incide de uma forma especial nos Artefactos Líticos da Foz convidando a conhecer as comunidades que habitaram a zona da Foz.
17H
MÚSICA
CORO NO RESERVATÓRIO
Com Cooperativa Frenesim
Do Reservatório saem sons, ecos, vozes e entrançados de palavras que se misturam com os objetos e artefactos, e sua história. Uma performance de coro em movimento que nos reporta para a envolvência deste museu dos sentidos, que nos fala da cidade e seu crescimento, e nos canta as estradas e os caminhos, do rio, ao mar, da Penaventosa à memória dos que cá viveram. São composições e arranjos originais do Frenesim, num coro aberto à comunidade.
17H30
FIM EM FESTA
Porto de Honra com todos os amigos e vizinhos do Reservatório
Todos | Duração: 60 minutos
A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do formulário. Haverá um conjunto de lugares que só será disponibilizado no local, cerca de 30 minutos antes de cada evento. Informações em mdc.educativo@cm-porto.pt
Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização
200, 204, 207, 504