Com Júlio Machado Vaz e Gabriela Moita. Moderação: Marta Bernardes
30 JUN 2023 18:00–19:00
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
O Museu e Bibliotecas do Porto têm em curso programas e atividades de celebração de escritores que, em 2023, assinalam o centenário do seu nascimento, tendo em vista renovar pretextos para a sua leitura e conhecimento.
Nesse contexto, durante os meses de junho e julho, procuramos regressar a quatro desses escritores – Agustina Bessa-Luís, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia – com um ciclo de conversas em torno da presença e importância do erotismo na obra de cada um deles.
Júlio Machado Vaz nasceu no Porto, em 1949. Médico psiquiatra, professor universitário e autor de quase vinte livros, colabora há várias décadas com a imprensa, a rádio e a televisão. De entre os livros que publicou, destaca-se Era uma Vez um Professor; na rádio, marcou gerações com O Sexo dos Anjos; e, na televisão, ninguém esquece Sexualidades. À Escuta dos Amantes é o seu segundo livro na Contraponto, depois do êxito O Amor É (3.ª edição), publicado em coautoria com Inês Meneses. Gabriela Moita é Psicóloga clínica, Psicoterapeuta, Terapeuta Sexual e de Casal, Psicodramatista. Doutorada em Ciências Biomédicas, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título «Discursos sobre a homossexualidade no contexto clínico: “A homossexualidade de dois lados do espelho”» sob a orientação dos Professores Doutores Júlio Machado Vaz e Félix López. Em 2003 recebe da Associação Ilga Portugal o Prémio Arco-Íris “em reconhecimento do seu contributo para uma democracia mais aberta, inclusive e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos.” Marta Bernardes nasceu em 1983 no Porto. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2006. Aprofundou o seu estudo em artes visuais e multimédia na Escola de Belas-Artes de Paris e fez o mestrado, em 2008, em Psicanálise e Filosofia da Cultura pela Universidade Complutense de Madrid. Desde 2005 apresenta-se regularmente a público com obra plástica e audiovisual, assim como com peças de carácter performativo e musical, tanto de forma individual como colaborativa. Apresentou obra em Portugal, Espanha, Itália, Tunísia, França, Brasil, Marrocos e Canadá. Tem obra em coleções públicas e privadas. Editou Arquivo de nuvens (Cadernos do Campo Alegre, 2007), Ulisses (na coleção Rato da Europa, Pé de Mosca, 2013), Claviculária (Douda Correria, 2014), A Inocência das Facas (Tcharan, 2015), Achamento com Catarina Nunes de Almeida (do lado esquerdo, 2015), Barafunda, com Afonso Cruz (Caminho, 2015), e Ícaro (Mariposa Azual, 2016). É a responsável pelos programas de mediação e educação do Museu do Porto.
Entrada gratuita limitada à lotação do auditório.
Jardins do Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel II
4050-239 Porto
1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo
Palácio de Cristal