Nova 044
DR
Esta edição do Festival Internacional de Música Santa Cecília, que conta com a participação dos pianistas vencedores do ano passado, decorre nos quatros próximos sábados, com entrada livre.
O festival realiza-se na Extensão do Romantismo, núcleo do Museu da Cidade, com atuações no histórico piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, e é dedicado a um repertório da mesma época.
O evento arranca no dia 4 de fevereiro, a partir das 16h00, com um concerto de Evgeny Konnov, pianista nascido em 1992 no Uzbequistão, que irá abordar a obra de Franz Liszt. No sábado seguinte, 10 de fevereiro, a Extensão do Romantismo acolhe um recital de Jan Čmejla, pianista de 20 anos nascido na República Checa, que tocará obras de Bach e Chopin. O terceiro concerto decorre a 17 de fevereiro e contará com a atuação de Leo de María, pianista espanhol de 28 anos que apresentará um conjunto de peças de Bach, Beethoven, Chopin e Liszt. A fechar estes mês de recitais na Extensão do Romantismo, o músico português Nuno Ventura de Sousa, de 27 anos, apresenta um concerto com composições de Mozart, Beethoven e Chopin.
Os recitais têm entrada livre, limitada à lotação da sala.
Festival regressa em julho
O evento surge da parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Curso de Música Silva Monteiro, criada com o objetivo principal de aproximar os premiados e os participantes do Concurso Internacional de Santa Cecília à cidade e ao seu público.
O concurso realiza-se todos os anos na Casa da Música e, em julho deste ano, organiza a sua 25.ª edição, contando com a participação de mais de 100 pianistas oriundos de todo o mundo. Atualmente é um dos concursos mais prestigiados do mundo.
Será atribuído o Prémio Câmara Municipal do Porto ao primeiro classificado e apoia a organização deste festival, dando visibilidade a jovens pianistas que participaram e se destacaram no concurso.
Texto: José Reis/Ágora – Cultura e Desporto