Nova 146
A 2.ª edição do festival de jazz com vista sobre a Foz do Douro arranca já este fim de semana. São quatro as propostas nacionais e internacionais programadas por Hugo Carvalhais. «Jazz no Reservatório» promete concertos energizantes, melódicos, intensos e, até, improvisados. Música e conversa cabem no anfiteatro natural do Museu dedicado à arqueologia da cidade. A entrada é gratuita.
Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, o primeiro concerto da 2ª edição do «Jazz no Reservatório» apresenta Carlos Bica Quarteto. Este encontro intergeracional do jazz português juntará uma figura incontornável da música improvisada, referência no panorama do jazz europeu, e três jovens talentos – Daniel Neto na guitarra, José Soares no saxofone e Eduardo Cardinho no vibrafone. O momento musical será precedido da conversa «Música improvisada e Inteligência Artificial», com a participação de Rui Miguel Abreu da revista «Rimas e Batidas».
A estreia no festival de projetos internacionais acontece no domingo, dia 19 de maio à mesma hora, com os ENEMY, trio composto pelo pianista Kit Downes – artista premiado com o BBC e British Jazz Award – o baixista Petter Eldh e o baterista James Maddren. Ao anfiteatro do Reservatório, projetado por Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, ENEMY apresentam o seu novo álbum, «The Betrayal (WeJazz)», lançado em setembro de 2023.
Os concertos regressam em junho ao Parque da Pasteleira para mais um fim de semana eletrizante. No dia 15 de junho, os Troll’s Toy apresentam um concerto, especialmente desenhado para o festival, que desafiará todas as convenções na cena jazz, pop e rock. Um dos mais interessantes pianistas da sua geração, João Grilo, junta-se ao trio de músicos do Porto.
O festival encerra no dia seguinte, 16 de junho, com a atuação de João Paulo Esteves da Silva Trio, grupo constituído por João Paulo Esteves da Silva (piano), Mário Franco (contrabaixo) e Samuel Rohrer (bateria). No repertório, trazem um disco acabado de lançar em 2023 que permite perspetivar um espetáculo de enorme criatividade melódica que, a qualquer momento, retoma os caminhos imprevistos da improvisação.
O programa completo do «Jazz no Reservatório» está disponível aqui.