Voltar

Inês Lourenço e João Luís Barreto Guimarães em conversa sobre o Porto e a criação artística

© Sérgio Rolando

O ciclo “Conversa do Centenário”, integrado no programa comemorativo do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, regressa na quinta-feira às 18h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Inês Lourenço e João Luís Barreto Guimarães são os protagonistas do diálogo que vai refletir sobre a relação entre a criação artística e o Porto.

 

A Arte dos Versos e o Porto das Artes é o mote para a próxima sessão do ciclo “Conversa do Centenário”, que vai reunir os poetas Inês Lourenço e João Luís Barreto Guimarães (galardoado com o Prémio Pessoa 2022), numa conversa com moderação de Helena Teixeira da Silva.

 

No contexto das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, e partindo da conceção expositiva A Arte dos Versos, com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, patente no Gabinete Gráfico do Museu do Porto até ao dia 23 de abril, estes diálogos sobrevoam, durante uma hora, aspetos da vida e obra do autor.

 

Nesta quinta-feira, 30 de março, às 18h, estará em destaque a relação dos poetas com a cidade do Porto: a cidade como matéria, pano de fundo e contexto da criação. A relação dos artistas com a sua cidade e com a cidade enquanto realidade e dimensão simbólica e imaginária.

 

Inês Lourenço, poeta e divulgadora da poesia portuguesa contemporânea, terá a companhia do médico, poeta, tradutor e professor de poesia no ICBAS/Universidade do Porto João Luís Barreto Guimarães. A moderação ficará a cargo da jornalista Helena Teixeira da Silva.

 

A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.