Nova 041
Cerca de 200 originais, entre fotografias, poemas datilografados e objetos da coleção pessoal do poeta, em exposição na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
A exposição “Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos”, promovida pelo Museu e Bibliotecas do Porto, estará patente ao público na Biblioteca Municipal Almeida Garrett entre 19 de janeiro e 23 de abril de 2023. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, inaugura a mostra expositiva esta quinta-feira, 19 de janeiro, às 17 horas, dia do nascimento do poeta.
Com curadoria de Jorge Sobrado, Diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Rita Roque, a exposição apresenta parte do espólio editorial, audiovisual e fotográfico de Eugénio de Andrade, cedido em 2020 ao Município do Porto.
Com aconselhamento científico de Arnaldo Saraiva, amigo de Eugénio de Andrade e incontornável investigador da sua obra, a exposição é constituída por vários núcleos: “Infância e Juventude. O Nascimento do Poeta”; “Ostinato Rigore. Capriccio”; “Homenagens e Outros Epitáfios. Encontros”; “Ocidente”; “Oriente”; “50 Anos de Poesia e Traduções”; “Metamorfose do Rosto” e “O e a Cidade”. Reúne cerca de 200 originais, como fotografias, postais, poemas manuscritos e datilografados, livros e objetos pessoais do poeta, provenientes do núcleo de coleções do Museu da Cidade e da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
O espólio exposto atravessa diferentes fases e facetas da vida e obra de Eugénio de Andrade, poeta que fez da cidade do Porto a sua casa e inspiração para grande parte da sua obra.
Esta exposição abre uma programação alargada de comemorações do centenário do nascimento do poeta. Na inauguração decorre a primeira sessão “Leitores de Eugénio”, onde convidados partilham poemas da sua predileção do autor de “As Mãos e os Frutos”. Pedro Abrunhosa arranca este ciclo que acontece quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir de um ponto de leitura disponível no espaço expositivo. Luca Argel, António Carlos Cortez, Manuela de Melo e Rui Spranger são alguns dos convidados. Mensalmente, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett será também palco de um programa de conversas, “A Arte dos Versos”, uma oportunidade para refletir sobre a os interstícios da vida e obra de Eugénio de Andrade. Arnaldo Saraiva e Rui Lage debruçar-se-ão sobre “A tarefa do poeta” (20 de janeiro), Joana Matos Frias e Bernardo Pinto de Almeida sobre “As Artes da Imagem” (24 de fevereiro), João Luís Barreto Guimarães e Inês Lourenço sobre “O Porto das Artes” (30 de março) e Rosa Martelo e José Pacheco Pereira sobre “Política e Resistência” (21 de abril).
No decorrer do mês de fevereiro, às segundas-feiras, Maria João Reynaud, professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientará a décima terceira edição do Curso Breve, “Eugénio de Andrade: breve dicionário poético”.
O Museu e as Bibliotecas do Porto celebram o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial do Livro, com leituras públicas da obra de Eugénio, em diferentes linhas do Metro do Porto, e recitais de música e poesia com Sofia Lourenço (piano) e António Durães (dizedor) no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
A efeméride será assinalada ao longo de 2023, estando previsto um programa educativo alargado, bem como um segundo momento expositivo dedicado às cumplicidades artísticas de Eugénio de Andrade, a inaugurar no segundo semestre.