Nova 073
Entre quinta-feira, 18 de maio, e domingo, 21, o Museu e as Bibliotecas do Porto promovem mais de meia centena de atividades na programação especial desenhada a propósito do Dia Internacional dos Museus, com a estreia do ciclo «Jazz no Reservatório» e a abertura de duas novas exposições.
Em 2023 o Dia Internacional dos Museus sublinha o potencial destes espaços para a sustentabilidade e bem-estar. A data assinala-se na quinta-feira, 18 de maio, mas no Museu do Porto a programação estende-se pelo fim de semana, com propostas para todos.
“Num concentrado invulgar de propostas, juntámos em quatro dias os melhores pretextos para uma experiência memorável no Museu do Porto: concertos, novas exposições, visitas conduzidas, oficinas para crianças e famílias e conversas em torno de artistas, criações, objetos singulares e paisagens”, explica o Diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.
Na constelação de espaços do Museu do Porto marca-se a estreia do ciclo «Jazz no Reservatório» (a 20 e 21 de maio), bem como a abertura de duas novas exposições, integradas na Bienal’23 Fotografia do Porto: «ViViFiCAR», com direção artística de Jayne Dyer e Virgílio Ferreira, no Museu do Vinho do Porto; e «Deep Blue», com curadoria de Mónica de Miranda, no Palacete dos Viscondes de Balsemão/Triplex (esta exposição terá uma visita guiada com artistas às 12h de sábado).
A programação do Dia Internacional dos Museus contempla um conjunto de visitas orientadas a diferentes espaços do Museu e Bibliotecas do Porto – Reservatório, Casa do Infante, Museu Guerra Junqueiro, Biblioteca Pública Municipal – e às diversas exposições que estão patentes.
«Parque da Cidade: composição da paisagem», no Gabinete do Tempo/Casa do Infante, terá uma visita especial orientada pelo arquiteto que assinou o “pulmão verde” do Porto, Sidónio Pardal. «Sala de Fumo», no Gabinete de Desenho/Museu Guerra Junqueiro, contará com uma visita orientada pelo artista Tiago Madaleno. Álvaro Sequeira Pinto conduzirá uma das visitas à montagem «Metamorfoses», no Museu Romântico, no âmbito do Dia Internacional dos Museus.
De igual forma, «Aurélia de Souza — Contexto social e familiar», orientada por Marta Bernardes, dará a conhecer a vida e obra da artista portuense, na Casa Marta Ortigão Sampaio. Neste local, no sábado, 20 de maio, às 18h, o ciclo «Um Objeto e seus Discursos» promove uma sessão precisamente sobre os cadernos de desenho de Aurélia, com Maria Aguiar e Ana Allen.
Música, percurso especial e oficinas
No quadro da programação especial do Dia Internacional dos Museus, no Museu do Porto celebra-se também com música. No sábado, 20 de maio, às 18h, tem lugar no Reservatório o concerto inaugural do ciclo «Jazz no Reservatório», com Maria João | OGRE Electric. E, às 21h, o Museu Romântico acolhe mais um recital de «Solos e duetos para piano de Rachmaninoff», com interpretação de João Xavier.
Na quinta-feira, 18 de maio, às 14h30, tem início mais um percurso especial dos «Caminhos do Romântico», com ponto de encontro no adro da Igreja de Massarelos. No mesmo dia, às 15h30 na Casa do Infante, o Resgate #17 desvenda «Raul de Caldevilla – o homem além do publicitário».
Está igualmente programado um conjunto de oficinas para grupos escolares e para os mais novos. Às 11h de sábado, 20 de maio, há oficinas para os mais novos no Reservatório, Museu Romântico, Gabinete de Desenho/Museu Guerra Junqueiro, Casa Marta Ortigão Sampaio e Casa do Infante.
Carla Stockler orienta duas sessões da oficina «Mãos no barro», dedicada à moldagem de pequenos vasos em barro de inspiração pré-histórica, que decorrem às 16h30 de sábado e domingo, no Reservatório.
Consulte a programação completa aqui.