Voltar

NATAL DE MÃOS CHEIAS

MUSEU E BIBLIOTECAS DO PORTO

Papel recortado. Coleção Museu do Porto / Coleção Casa Vitorino Ribeiro

Uma semana de propostas e sugestões, cada dia uma experiência e uma aventura diferente nos nossos museus e bibliotecas, bem como nos lugares de encontro da nossa cidade, celebrando a amizade, a poesia, a história bem como a capacidade inventiva, poética e criadora que em cada um de nós vive. No início de cada dia ouviremos sempre um texto de um dos nossos autores celebrados, dando o tom para a jornada natalícia: Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, e sempre a mesa no centro: preparar a mesa, fazê-la linda, sentar à mesa para comer, mas também conversar, discutir, trabalhar, desenhar, escrever, esperar, cantar, estudar, cozinhar, ouvir. A mesa – esse centro de civilização transversal que o nosso Porto tanto adora e cuida. Que os nossos museus e bibliotecas sejam estes espaços onde a alegria, a beleza, o dom e a dádiva, o espanto e a descoberta propiciem o saber e o saber fazer, para que possamos criar pontes, e conseguir sempre chegar à outra margem – de nós e dos outros – de coração e Mãos Cheias.

 

SEG 18 DEZ
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT
OFICINA ANAGRAMAR
Com o Bairro dos Livros e a equipa das Bibliotecas do Porto

Por onde vens passado, pelo vivido ou pelo sonhado? – Manuel António Pina
Engomar um pino ou um pinga-amor? Que anagramas podemos construir com os nomes Germano e Pina? Que símbolos vamos escolher para contar a nossa história? As peças, cubos em papel cartão, encontram-se em diferentes espaços da sala. Nas 6 faces do cubo estão impressas imagens diferentes, que servem vários propósitos. Imagens impressas que consistem em retratos, palavras, texturas. Se construirmos juntos, a ideia não será ainda mais bonita? Um convite a estimular a criatividade e a desconstrução de imagens.

 

TER 19 DEZ
MUSEU ROMÂNTICO E ENTREQUINTAS
DE(CORAÇÃO) DE PAPEL
Com Celeste Domingues, Daniela Barbosa, Marta Bernardes e Rita Ladeiro

A partir da exposição «Metamorfoses», presente no Museu Romântico, especialmente nos elementos decorativos naturais e geométricos do «papéis recortados» da Coleção Vitorino Ribeiro, ficaremos não só a conhecer uma prática antiquíssima da nossa cidade nas suas preparações festivas – quer domésticas quer públicas – mas aprenderemos nós também a construir estrelas e lamparinas nesta técnica ao mesmo tempo tão simples e tão sofisticada.

 

QUA 20 DEZ
CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
ARTE DE COMER
Com Celeste Domingues, Daniela Barbosa, Marta Bernardes e Rita Ladeiro

Se há coisa que esta casa e esta coleção nos permite é fascinar-nos com estas três mulheres incríveis: as tias Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa e a sobrinha Marta Ortigão Sampaio. Estas mulheres, que habitam de formas distintas esta casa, portuenses distintas da arte e da cultura, com uma força incomum ensinam-nos e inspiram-nos para que descubramos que até na cozinha a arte acontece: seja em padrões de canela, em intricados fios de aletria, em recortes inventivos de biscoitos. Como nos ensinou o grande pintor francês Henri Matisse, a decoração é essa presença do divino na habitação do humano, porque não tem outra função que não seja a de satisfazer e estimular o espírito. Ou ainda como nos ensinou outra grande mulher, artista que celebramos também este ano o seu centenário, Natália Correia. «(…) oh sub-alimentados do sonho, a poesia é para se comer!!!»

 

QUI 21 DEZ
JARDINS DO MUSEU ROMÂNTICO, CASA TAIT E ENTRE QUINTAS
NATAL NATURAL
Com Celeste Domingues, Daniela Barbosa, Marta Bernardes e Rita Ladeiro

Abraçar uma árvore, sentir o cheiro da terra, auscultar a seiva… Entre jogos e desafios descobriremos o que há de especial nos recantos dos jardins da
envolvente do Museu Romântico. Os elementos naturais recolhidos passam a habitar peças natalícias repletas de aromas, que irão decorar as árvores de
Natal destes pequenos exploradores.

 

SEX 22 DEZ
BIBLIOTECA MUNICIPAL ALMEIDA GARRETT / GABINETE GRÁFICO
LIVROS-PRESENTE
Com Teresa Guimarães

Pelo Natal, Manuel António Pina costumava presentear os seus amigos com pequenos livros de bolso. A partir desta belíssima ideia, e depois de visitarmos a exposição patente no Gabinete Gráfico, «Pina Germano», com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque – nesta oficina iremos construir pequenos cadernos com recurso a técnicas de encadernação artesanal (costura Singer ou costura japonesa) para podermos também, «de mãos cheias», presentear pessoas muito especiais.

 

Nota: As crianças podem chegar ao local 15 minutos antes do início da atividade e haverá uma tolerância de 15 minutos no final, para que os pais possam ir buscar as crianças. A inscrição não inclui alimentação. As crianças devem levar lanche da manhã/tarde, almoço e água. As atividades decorrem na sua maioria no interior dos espaços, no entanto, as crianças devem trazer roupa confortável e ajustada às condições meteorológicas, uma vez que haverá atividades no exterior. Atividade não coberta por seguro de acidentes pessoais.

 

INSCRIÇÃO

Entrada gratuita com lotação limitada.
Inscrição mediante o preenchimento do formulário.

ENDEREÇOS

Biblioteca Municipal Almeida Garrett: Jardins do Palácio de Cristal, R. de Dom Manuel II, 4050-239 Porto

Museu Romântico: Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

Casa Marta Ortigão Sampaio: Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto
Localização