Voltar

OFICINA PARA OS MAIS NOVOS — ATCHIM! ERVAS QUE ME CURAM #2

ENTRE QUINTAS

Xarope de folha de piteira (Opuntia ficus-indica). © A Recoletora

Brrr… que frio! Estou com pingo no nariz. Ai, dói-me a cabeça. Tenho a garganta arranhada. Atchim!! Com este rol de sintomas tão longo, podemos dizer que o inverno chegou.

Nesta oficina de medicina herbal para famílias, vamos aprender a fazer remédios caseiros à base de plantas espontâneas, para tratar as doenças mais comuns desta estação: gripe, constipação, dor de garganta, tosse, congestão nasal, febre e expetoração.

Juntos vamos preparar, passo-a-passo, uma pequena farmácia de ervas que vamos poder levar para casa. Vamos começar por besuntar os dedos a preparar um xarope de folha de piteira (excelente para as tosses agudas). De seguida, fazemos um óleo vegetal com eucalipto, tomilho, pinheiro e hortelã, bem picadinhos, e pomos a macerar ao sol (depois de filtrado, pode ser aplicado sobre o peito no alívio da congestão nasal). Há ainda tempo para construirmos um colar-ambientador, feito dos frutinhos lenhosos e altamente aromáticos do eucalipto (basta usá-lo ao pescoço e inspirar fundo para respirar melhor!). Entre as atividades, vamos provando uma infusão quentinha de gengibre, agulhas de pinheiro, mel e limão (útil no alívio das vias respiratórias) e outra de flor de sabugueiro (para baixar a febre). E por fim, vamos recuperar a técnica perdida do escalda-pés (muito usada antigamente no tratamento de gripes, constipações e frieiras), pondo os pés de molho numa bacia com água quente, com ervas e sal medicinal.

Sim, porque há várias formas do nosso corpo absorver as propriedades terapêuticas das plantas: pela boca, pelo nariz e pela pele!

Esperamos que, com esta oficina, miúdos e graúdos fiquem a conhecer meia dúzia de ervas que nos curam, percebam que as plantas que crescem à nossa volta são nossas aliadas e, principalmente, que uma alimentação rica em vegetais (sejam elas frutas e legumes convencionais ou raízes, folhas e flores silvestres) é uma excelente prevenção contra o males do inverno!

 

NOTAS:
Esta será uma oficina de experimentação, pelo que aconselha-se que as crianças usem roupa velha e tragam uma muda de roupa (caso se molhem na atividade do escalda-pés). A inscrição inclui a oferta de um caderno de notas e de um pequeno guia prático, para que as famílias possam replicar as receitas em casa, com vagar e autonomia.

 

Materiais necessários ao «escalda-pés»
Aconselhamos levar:
— bacia (suficientemente grande para colocar os pés da criança submersos)
— toalha pequena (para limpar os pés da criança, depois do escalda-pés)
— muda de roupa (caso a criança se molhe)

 

A Recoletora junta botânicos, nutricionistas, chefs, artistas e designers num projeto colaborativo e itinerante, que tem como objetivo o estudo dos lugares de reciprocidade e interação entre as comunidades humanas e as vegetais. O nosso trabalho alia uma ação contínua de pesquisa, inventariação e mapeamento das plantas espontâneas comestíveis ao resgate de conhecimentos ancestrais e contemporâneos, propondo uma redescoberta da cidade através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano e da paisagem construída.

 

Fernanda Botelho (Sintra, 1959; vive e trabalha a partir de Sintra) é especialista em plantas silvestres, nomeadamente nos seus usos medicinais e culinários. Viveu 17 anos em Inglaterra onde fez formações em Botânica, Fitoterapia e Pedagogia. Estudou plantas medicinais na Scottish School of Herbal Medicine (1997). Tem o Curso de guia de jardim Botânico da Universidade de Lisboa (2006). É colaboradora do programa Eco-Escolas e autora de uma coleção de livros infantis: Salada de Flores (2011), Sementes à Solta (2013) e Hortas Aromáticas (2016). Escreveu As plantas e a saúde (2013), Uma mão cheia de plantas que curam — 55 espécies espontâneas em Portugal (2016), Ervas que se comem (2021), Flores que se comem (2022) e o recém-lançado Plantas do Mundo (2023). Publica anualmente, desde 2010, uma agenda de Plantas Medicinais. Organiza passeios e workshops de reconhecimento de plantas a convite de várias entidades. Colabora, desde 2021, com A Recoletora.

 

 

DESTINATÁRIOS

Oficina dedicada aos mais novos. A partir dos 5 anos.

INSCRIÇÕES

Inscrições encerradas.

ENDEREÇO

Rua de Entre Quintas, 156 4050-240 Porto
GPS: 41.147836, -8.628640
Localização

AUTOCARRO

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

JARDINS

QUINTA DA MACIEIRINHA