Voltar

PARA AURÉLIA: DESENHOS DE FUGA

CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Aurélia de Sousa é a mais singular, inventiva e vanguardista das artistas portuenses do seu tempo, e uma personalidade transformadora dos territórios prescritos que confinavam a arte no feminino. Explorando ambiguidades e contradições pessoais, sociais e estéticas, Aurélia de Sousa recusa os lugares e cânones estabelecidos no panorama da cultura portuguesa, rompendo com os padrões naturalistas da época.

 

Morre em 1922, aos 55 anos, mas abre uma magnética e produtiva clareira na cena artística do Porto e do país, que não se fechará mais, continuando a convocar interrogações. Por todos esses motivos, e no contexto do programa cultural do centenário da sua morte, o Museu do Porto desafia duas artistas da cidade – Ana Allen (n. 1985, Porto) e Jiôn Kiim (n. 1982, Busan, Coreia) – a abrir, de modo inédito, os dois cadernos da artista, ligando memória e futuro, criando a partir desse material outros possíveis, de inspiração telúrica e exótica.

 

Ana Allen (n. 1985, Porto) vive e trabalha no Porto. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis – Artes Visuais, é Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e encontra-se a desenvolver o Doutoramento em Artes Plásticas pela mesma Universidade. A prática artística de Allen, tem vindo a ser desenvolvida em torno de temas paradigmáticos da pintura, na procura do diálogo entre o legado e a transformação, transpondo a conjugação e a dimensão dicotómicas do mundo imagético – entre o abstrato e o figurativo, histórico e contemporâneo, o natural e o artificial, o analógico e o digital. Através da sua prática de pintura, desenho e instalação encontramos imagens de natureza híbrida definidas por uma temporalidade transversal.

 

Jiôn Kiim (n. 1982, Busan, Coreia) vive e trabalha no Porto desde 2017. Possui um Diploma em Belas Artes pela HfBK Dresden. Estudou na Kunstakademie Stuttgart e na Faculdade de Belas Artes do Universidade do Porto e Design Industrial (BFA) na Hongik Univ. em Seul. A sua prática transdisciplinar, centrada no desenho, abrange a pintura, a fotografia e a instalação. As obras de Jiôn Kiim parecem habitar os interstícios entre linguagem e o inefável que define o lugar do gesto artístico, bem como a sua forma. Elas surgem como signos vazios, atos de pura meditação. Numa procura pelo incerto e a alegria, os seus trabalhos afastam-se da interpretação e do pensamento lógico, para assim serem superfícies de atenção ao momento presente, concentrando-se nos gestos e nas substâncias que compõem áreas pictóricas de limites indefinidos. 

 

EVOCAÇÃO AURÉLIA DE SOUSA

18 E 19 MAI 15H — visita AURÉLIA DE SOUSA: CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR

15 JUN 18H — conversa PARA AURÉLIA: DESENHOS DE FUGA

16 JUN 19H — performance/vídeo-dança CRIAÇÃO #1: AURÉLIA DE SOUSA SANTO ANTÓNIO (AUTORRETRATO), C.1902

31 AGO 15Hvisita com Jorge Sobrado e Rita Roque

14 SET 15Hvisita com Cristina Regadas, Ana Allen e Jiôn Kiim

 

BILHETES

BILHETEIRA ONLINE

HORÁRIO

TER—DOM
10H—17H30

Encerra às segundas e dias feriados.

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música

JARDINS

MARTA ORTIGÃO SAMPAIO