Nova 099
Na segunda-feira, 24 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Arqueologia. Entre as 10h e as 17h há várias propostas, de participação gratuita, para descobrir os vestígios arqueológicos que contam a história da cidade.
Dois espaços do Museu do Porto abrem portas para visitas livres, com entrada gratuita durante o dia: um deles é o Arqueossítio da Rua D. Hugo, onde se conservam vestígios da ocupação humana no Morro da Sé, do antigo castro à cidade romana e medieval, associados a uma potente sequência estratigráfica com cerca de vinte níveis arqueológicos, localizado no interior de um imóvel, ele próprio edificado com elementos de diferentes épocas.
Também o Reservatório, onde estão expostas peças provenientes de intervenções arqueológicas realizadas no Porto a par de elementos originários de antigos edifícios e elementos da cidade histórica – e que serve também de depósito de espólios arqueológicos com uma área de estudo e tratamento de materiais – poderá ser visitado gratuitamente neste dia.
A programação do Museu do Porto no Dia Internacional da Arqueologia contempla ainda duas visitas orientadas. De manhã, às 11h, Manuel Ribeiro conduzirá a Deriva «EM TORNO DO ARQUEOSSÍTIO DE D. HUGO 5», desafiando a embarcar numa viagem de descoberta da história do Morro da Penaventosa.
Às 15h, no Castelo da Foz, Isabel Pinto Osório orienta uma visita ao interior da Fortaleza de S. João da Foz do Douro, local onde decorreu uma campanha de escavações arqueológicas que levou à descoberta de elementos da igreja renascentista da Foz do Douro – parcialmente demolida no período da Restauração – e da primitiva ermida de S. João da Foz, sobre a qual se conhecia um documento de doação datado de 1145.
As visitas orientadas implicam inscrição gratuita, através do endereço arqueologia@cm-porto.pt, até às 17h de sexta-feira, 21 de julho.
Consulte mais informações aqui.