© Porto.
O Reservatório reúne e apresenta artefactos, vestígios e fragmentos encontrados em escavações ou recolhidos de edifícios e monumentos da cidade, e que integram as coleções municipais. Numa viagem pelo espaço e pela história, são refletidas zonas do território onde campanhas de escavação, ocorridas ao longo dos séculos XX e XXI, revelaram formas de povoamento de várias épocas e todo o tipo de vestígios materiais, que permitem uma leitura da transformação do território que, hoje, acolhe a cidade. Este antigo reservatório de água é, simultaneamente, um museu e uma reserva onde se guardam/conservam vestígios arqueológicos
Desde louças e utensílios domésticos a fragmentos de vidro, cerâmicas, moedas, mas também artefactos líticos ou lápides e outros elementos funerários, o Reservatório traça uma história do Porto.
Na visita são convocados todos os sentidos para atravessar diferentes épocas do período histórico e pré-histórico, a que correspondem diferentes artefactos ou fragmentos datados desses períodos: Épocas Contemporânea e Moderna; Época Medieval; Época Romana; Idade do Ferro; Idade do Bronze; Paleolítico.