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Romantismo Ibérico

MUSEU ROMÂNTICO

© João Pereira

A Extensão do Romantismo do Museu da Cidade constitui-se como uma câmara de ressonância sonora onde, por um lado, propomos recuperar o repertório musical da cidade, por outro, revisitamos autores canónicos da Época Romântica e, por fim, auscultamos a persistência e a reinvenção do espírito Romântico no nosso tempo.

A terceira sessão centra-se no compositor, pianista e dramaturgo Isaac Albéniz (1860-1909), figura incontornável do contexto musical espanhol, tendo sido discípulo de F. Liszt. Albéniz é o primeiro da ilustre tríade musical, juntamente com Granados e Manuel de Falla (1876-1946), combinando elementos da harmonia impressionista, da pianística de salão do século XVIII com temas de folclorismo ibérico. Esta inspiração dos ritmos e melodias do rico folclore espanhol, também é encontrada em Manuel de Falla, cujas composições, brilhantes e coloridas, remetem-nos para as paisagens da Andaluzia. Depois da interpretação de Sofia Lourenço ao piano, segue-se uma conversa, moderada por Pedro Monteiro, com  poeta e crítico literário António Carlos Cortez debruça-se sobre o Romantismo Ibérico, na respetiva atmosfera lírica e dramática.

 

António Carlos Cortez nasceu em Lisboa, em 1976. Poeta, ensaísta e crítico literário, é professor de Português e de Literatura Portuguesa e investigador do CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho). Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1999. Recebeu em 2011, com Depois de Dezembro (Licorne), o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia publicado em Portugal em 2010. Na sua obra destacam-se os seguintes livros: O Nome Negro (2013), Animais Feridos (2016), a antologia A Dor Concreta (2016) – Vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 -, e Jaguar (2019) – galardoado em 2020 com o Prémio Literário Ruy Belo e o Prémio de Poesia António Gedeão/FENPROF. É ainda autor dos livros de ensaio Nos Passos da Poesia – A Pedagogia do Texto Lírico(2005), Voltar a Ler (2019), Poética com Dicção – 16 Poetas Brasileiros par Ler Hoje(2020) e Crítica Crónica (2021). Tem obras publicadas no México e no Brasil e está incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.

 

Sofia Lourenço tem sido responsável por uma série de importantes contribuições discográficas para o Património Musical Português. Editou o CD Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota pela editora Naxos/série Grand Piano. Tem uma carreira ativa como performer em Portugal e no estrangeiro (apresentou-se recentemente num Recital de Piano no Shangai Oriental Art Center, 2018, e também com Música Portuguesa no Art Link Belgrade Music Festival, 2019) e possui várias gravações editadas. Obteve um diploma de solista na Universität der Künste Berlin, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e é doutorada em Música e Musicologia na Universidade de Évora, em 2005, sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert. É professora de piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo IPP desde 1991. Desde 2007, é membro do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR, da Universidade Católica Portuguesa onde concluiu os seus estudos de Pós-Doutoramento em Música e Musicologia Sistemática. Desde 2017 é membro integrado do grupo de investigação em Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (Universidade Nova de Lisboa).

 

Pedro Monteiro é doutorado Summa cum Laude em Teoria e Análise Musical, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto (2013).  Tem mestrado em Musicologia, pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Valladolid (2009) e é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da UCP – Porto (2003). Frequentou estudos Pós-graduados em Órgão – diploma de concerto – na Hochschule für Kath. Como maestro, tem-se dedicado à música antiga, com a criação do EAnsemble e a realização de várias primeiras audições modernas. Como organista, realiza concertos em Portugal e no estrangeiro. Realizou atividade docente no Conservatório Regional do Algarve, na Escola Profissional de Música de Espinho, na Universidade do Minho e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – IPP. Foi também docente na Escola das Artes da UCP – Porto, no Mestrado em Direção de Coro da Universidade de S. José – Macau e coordenador da Pós-Graduação em Música Sacra da FT/EA da UCP – Porto. Adicionalmente, foi também investigador integrado no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – CITAR da Escola das Artes da UCP. O seu trabalho incide sobre a música sacra contemporânea, tendo estudado, em particular, compositores como Ligeti e Messiaen e desenvolvido um modelo analítico especialmente destinado a superfícies sonoras intrincadas.

BILHETES

BILHETEIRA ONLINE
Nas Estações do MdC ou no local.

 

Entrada
4€

 

> Cartão Porto, estudantes e titulares do cartão Bibliotecas Municipais
2€

 

Temporada (7 sessões)
20€

 

Lotação total
40 lugares