Voltar

Seis recitais para viajar pelo Solstício de Inverno

© Rui Oliveira / Museu do Porto

Até ao Natal, no Museu Romântico, as tardes de sábado serão marcadas por um concerto. A segunda parte do ciclo Equinócios e Solstícios, com programação de Sofia Lourenço, regressa já este fim de semana ao museu que sublinha os romantismos do passado e do presente.

 

O coletivo Ibertrio – Isolda Crespi, Nuno Meira e Américo Martins – estreia a parte 2 do ciclo Equinócios e Solstícios com duas grandes obras de música para piano, violino e violoncelo, respetivamente, de autoria de Clara Schumann e F. Mendelssohn.

 

Nos dois fins de semana que se seguem, o repertório será marcado pelos mestres Beethoven e Brahms. No dia 11 de novembro, o piano é entregue ao português Bernardo Santos, com acompanhamento do violoncelista Burak Özkan. Duas obras únicas na produção dos compositores Beethoven e Brahms em trio de clarinete, violoncelo e piano serão interpretadas no sábado, 18 novembro, por um terceto de músicos portugueses. Horácio Ferreira (clarinete), Jed Barahal (violoncelo) e Bernardo Soares (piano) apresentarão «Gassenhauer», obra que Beethoven dedicou à Imperatriz Maria Teresa da Áustria, e «Trío para clarinete em lá menor Op. 114», dedicada a Richard Mühlfeld, o grande clarinetista da corte alemã de Meiningen, cujo domínio técnico e musical impressionou Brhams.

 

O último sábado de novembro acolherá a muito jovem Rafaela Oliveira, pianista que já arrecadou inúmeros prémios nacionais e internacionais em concursos da especialidade. Neste ciclo apresenta-se a solo com um repertório de obras de variados estilos, do barroco ao contemporâneo, com momentos de virtuosismo e de lirismo intimista com obras de Liszt e Chopin, Katchaturian e Gerschwin.

 

Dezembro, início do solstício de inverno, traz dois concertos. No primeiro fim de semana, Rui Silva (baixo-barítono) e Cristóvão Luiz (piano) fazem ouvir um ciclo de canto e piano de F. Schubert, a «Viagem de Inverno».

 

Em tempo de Advento, Vasco Dantas Rocha enceta o concerto final do ciclo numa homenagem à compositora Fanny Hensel. «Das Jahr» (traduz-se «O Ano») é um ciclo de treze peças para piano, acompanhado de textos e imagens das personagens criadas por Hensel para o seu marido, no Natal de 1841.

 

O ciclo promovido pelo Museu do Porto já assinalou o Solstício de Outono, em setembro, com a apresentação de quatro concertos. Com início às 16h, as entradas para os recitais deste ciclo podem ser adquiridas na bilheteira online ou nos espaços do Museu do Porto. Têm um custo de quatro euros, com descontos para estudantes, titulares do cartão Porto., do cartão das Bibliotecas, colaboradores da Câmara Municipal do Porto e empresas municipais.