Nova 065
Neste domingo, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data será celebrada dentro e fora de portas nos espaços do Museu e Bibliotecas do Porto, com especial protagonismo para Eugénio de Andrade.
É o sonho de qualquer bibliófilo, ao alcance dos mais novos: dormir numa biblioteca e acordar, ainda de pijama vestido, em pleno Dia Mundial do Livro, rodeado de estantes repletas de histórias. Este programa idílico vai tornar-se uma realidade na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, que promove uma Noite do Pijama, destinada a crianças dos 6 aos 10 anos.
O desafio é passar a noite de 22 para 23 de abril na biblioteca, num serão inesquecível que inicia às 21H de sábado e termina às 10H de domingo, Dia Mundial do Livro. Uma noite de celebração do livro e das bibliotecas, com um programa diversificado de atividades que inclui serão de contos, oficinas, filmes e muita diversão.
A atividade é gratuita, mas implica inscrição prévia, mediante o preenchimento do formulário. Consulte mais informações aqui.
A Arte dos Versos chega ao fim
O Dia Mundial do Livro será também o último dia em que está disponível a exposição Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos, patente no Gabinete Gráfico – Biblioteca Municipal Almeida Garrett e que assinala o centenário do nascimento do poeta. Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, com a colaboração de Arnaldo Saraiva, a mostra celebra a vida e obra de Eugénio de Andrade, partindo do espólio manuscrito, fotográfico e editorial cedido em 2020 ao Município do Porto.
Igualmente no âmbito do centenário do poeta, a Poesia Andante levará os versos de Eugénio de Andrade a locais públicos. Desde logo, ao encontro dos passageiros do Metro do Porto, com mais uma jornada de leituras públicas da obra de Eugénio de Andrade, promovidas com a Exemplo Extremo: de manhã, entre as 11H e as 12H30, nas estações Trindade e 24 de Agosto. À tarde, das 14H30 às 16H, nas estações Casa da Música e Bolhão.
Às 16H, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett volta a convidar crianças e famílias para assistir ao espetáculo “Para que Servem as Mãos”. O projeto do Teatro e Marionetas de Mandrágora visa identificar a violência entre crianças e as suas consequências. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
A programação do Dia Mundial do Livro fica completa com a segunda sessão de “A poesia na música e a música na poesia de Eugénio de Andrade”, Biblioteca Municipal Almeida Garrett às 18H, e que junta Sofia Lourenço (piano), Ana Maria Pinto (soprano) e António Durães (dizedor).
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.