Voltar

Três dias para celebrar o património arqueológico no Porto

© António Alves

O programa das Jornadas Europeias de Arqueologia no Porto contempla três dias recheados de atividades de participação gratuita. O Reservatório e o Arqueossítio da Rua D. Hugo abrem as portas para dar a conhecer os patrimónios da cidade.

 

As Jornadas Europeias de Arqueologia, iniciativa que reúne mais de quatro dezenas de países na Europa, também passam pelo Porto, com uma programação distribuída entre sexta-feira e domingo (16 a 18 de junho). Entre oficinas, visitas e conversas, o desafio é viajar no tempo e aprender mais sobre História.

 

O programa arranca às 10h30 de sexta-feira, com duas oficinas: no Reservatório decorre «Marcas, histórias e gestos», e no Arqueossítio acontece a primeira sessão de «À descoberta do castro da Penaventosa» (repete às 14h30).

 

No período da tarde, às 15h, o Arqueossítio será o ponto de partida para a Deriva «Em torno do Arqueossítio de D. Hugo 5», numa viagem durante a qual os participantes serão desafiados a imaginar a cidade noutros tempos. À mesma hora, no Reservatório, há a oficina «Mãos no barro», para fazer pequenos vasos inspirados nas antigas cerâmicas em exposição naquele espaço do Museu do Porto.

 

Às 17h, o Reservatório será o palco da sessão «Registos de campo e práticas em arqueologia», na qual serão feitas breves abordagens a algumas práticas de uma intervenção arqueológica com recurso a objetos e imagens do trabalho de campo.

 

A programação de sexta-feira termina com a projeção ao ar livre do documentário «Tongóbriga – O Espírito do Lugar», a partir das 21h30, no Reservatório, que ilustra o trabalho arqueológico na atual aldeia de Freixo (Marco de Canaveses), outrora chamada Tongóbriga, e os principais passos da investigação histórica e arqueológica que permitem fundamentar as propostas de reconstituição histórica.

 

No sábado, o Arqueossítio volta a acolher a Deriva «Em torno do Arqueossítio de D. Hugo 5» (sessões às 11h e 15h) e, nos mesmos horários, o Reservatório propõe a oficina «Arqueólogo por um dia», que convida a experienciar, de uma forma lúdico-didática, o trabalho dos arqueólogos, através da simulação de uma escavação, limpeza e colagem de fragmentos cerâmicos.

 

«Dois sítios arqueológicos no Reservatório» é o nome da visita que decorre no Reservatório às 12h, local que às 16h30 acolhe a conversa «O Lugar de Vila Nova», sobre as intervenções arqueológicas que têm revelado vestígios de antigas ocupações em Aldoar, designadamente durante a Idade do Bronze (2.º Milénio AC). Nesta sessão, as equipas responsáveis pelos trabalhos apresentarão o estudo que estão a desenvolver, oferecendo a oportunidade de manusear artefactos com mais de 4000 anos.

 

O terceiro e último dia de programação das Jornadas Europeias de Arqueologia no Porto é dedicado a visitas livres: das 10h às 17h, o Reservatório e o Arqueossítio estarão de portas abertas, sendo o acesso gratuito.

 

Clique aqui para consultar a programação completa e fazer a inscrição.