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UM OBJETO E SEUS DISCURSOS — A VIRGEM LACTANTE

MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

«Virgem do Leite», séc. XVI Portugal, Oficina de Coimbra. Pedra policromada. Coleção Museu Nacional de Arte Antiga © António Alves

Num momento em que se prepara um renovado olhar sobre a coleção de Guerra Junqueiro no Museu do Porto, regressamos ao «Museu Guerra Junqueiro» para conhecer uma peculiar e rara escultura do heterogéneo acervo de arte sacra e artes decorativas do Poeta das Orações – a escultura de uma Virgem lactante.
Esta Virgem – uma peça datada do século XVI, da Oficina de Coimbra, em pedra policromada – integra-se na categoria «Virgem do Leite» (em latim,
Madonna Lactans), uma das muitas representações iconográficas da Senhora com o Menino, na qual Maria aparece amamentando o Menino Jesus. Neste culto, o leite seria visto como «sangue processado» e o leite da Virgem, de alguma forma, era um paralelo do «Sangue de Cristo». A escultura é, provavelmente, um testemunho material do aparecimento de um grande número de imagens da Virgem Amamentando, na Toscana e, depois, na Península Ibérica, no início do século XIV, que constituiu uma revolução visual para a teologia da época. Depois do Concílio de Trento, em meados do século XVI, a sua adoração e fabricação foi veementemente desencorajada, pela sugestão erótica, feminina e pela nudez, fazendo com que a produção da imagética da Madonna Lactans definhasse e quase desaparecesse.
Neste objeto, debatemo-nos com os modos e discursos da representação do ideal feminino e do sagrado, da erótica e da espiritualidade, na arte e no culto.

 

Mariana, a Miserável nasceu em Leiria em 1986. É formada em design gráfico pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Vive no Porto desde 2010, ano em que passou a dedicar-se exclusivamente à ilustração. Desenvolve exposições individuais e coletivas, bem como inúmeros outros projetos nesta área: livros, publicações de pequenas tiragens, posters, azulejos, cerâmica, agendas, murais, revistas e jornais.

 

Ana Cristina Sousa é professora associada com agregação na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Departamento de Ciências Técnicas e Património, da área científica de História da Arte e investigadora integrada do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória/FLUP – grupo de trabalho “Património Material e Imaterial”. É licenciada em História – Variante Arte (1992), Mestre em História da Arte (1997) e Doutora em História da Arte Portuguesa (2010) pela Faculdade de Letras do Porto, com uma tese subordinada ao estudo dos metais sacros nos séculos XV-XVI. Desenvolve investigação nas áreas da cultura visual e iconografia em particular, artes aplicadas (técnicas e formas) e arte medieval e moderna. Leciona unidades curriculares no âmbito das temáticas de Iconografia, Arte da Época Moderna e Artes Decorativas e Aplicadas nos 1º e 2º ciclos, orientando projetos de investigação nas mesmas áreas de conhecimento ao nível dos 2º e 3º ciclos. Tem integrado várias comissões executivas e científicas de conferências (nacionais e internacionais) e outros projetos  relacionados com as Artes Decorativas, Imagem e Cultura Visual.

 

Ana Clara Silva é licenciada em História da Arte e pós graduada em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desempenha funções de Técnica Superior na área da Museologia na Divisão Municipal de Museus/Câmara Municipal do Porto onde concentra  a sua experiência na interpretação e gestão de coleções em contexto de exposição e reserva. Foi responsável pela Casa Museu Guerra Junqueiro onde implementou diversos projetos interculturais e sociais de abrangência local, nacional e internacional.

 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

 

ENDEREÇO

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