Voltar

Um Objeto e seus Discursos — BANDEIRA DA CIDADE DO SÉCULO XIX: O ESTANDARTE DA CIDADE E OS SEUS USOS (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

MUSEU ROMÂNTICO

Bandeira da cidade do Porto. Damasco bordado a seda e ouro, séc. XIX. Arquivo Histórico Municipal do Porto

Nesta sessão marcamos encontro no Museu Romântico, onde viajamos até ao Porto de Oitocentos para conhecer a bandeira da cidade nessa época. Ricamente bordada a seda e fio de ouro sobre damasco vermelho, este estandarte do século XIX ostenta num dos lados o escudo das armas nacionais. Do outro, encontram-se representadas as armas do Porto, com a grã-cruz e colar da Ordem Militar da Torre e Espada, a mais importante Ordem Honorífica portuguesa, atribuída em 1833 por D. Pedro IV.

 

Hoje objeto museológico, este estandarte protagonizou diversos momentos protocolares na vida quotidiana do município, designadamente as paradas e procissões solenes nas festividades mais importantes na cidade, como o Dia do Município e de São João.

 

Joel Cleto é arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); Professor Coordenador Convidado na European Business School/ISAG onde obteve o título de Especialista (2015) e integra o centro de investigação. Frequentou cursos e estágios de pós-graduação no Laboratório de Antropologia da Universidade de Rennes (França) e no Museu Arqueológico de Barcelona (Catalunha). Autor e apresentador, semanalmente, desde 2006, de programas sobre História e Património na estação televisiva Porto Canal. Integrou, de 2017 a 2022, o Conselho Municipal de Cultura do Porto. Pertence, desde 2022, à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal do Porto.  E, desde 2023, é curador do núcleo central do Museu do Porto. Germano Silva é jornalista, historiador e bibliófilo. É um dos divulgadores mais conhecedores, acarinhados e entusiasmados da história e tradições da Invicta. Aposentou-se em 1996, mas mantém-se ligado ao Jornal de Notícias. Continua a organizar regularmente passeios guiados pelo Porto. Em 2021 ofereceu ao Arquivo Histórico Municipal do Porto uma parte significativa do espólio que reuniu ao longo de décadas de trabalho, fazendo jus a um dos seus maiores prazeres: a partilha de conhecimento para que historiadores, estudiosos e curiosos se possam tornar também, como ele próprio, amantes da sua cidade. Inês Cardoso é jornalista desde 1998, ano em que se estreou no Jornal de Notícias, Inês Cardoso integrou em 2009 a equipa fundadora do i. Regressou ao JN em 2014 e é atualmente diretora. Já acompanhou diversas áreas, particularmente Administração Interna e Justiça. Comenta atualidade na RTP e na TSF, mas também diverge para mundos imaginários em livros infantis, o último dos quais bilingue, “De Londres ao Porto numa gaivota”.

 

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

 

BILHETES

Inscrições encerradas. Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

ENDEREÇO

Rua de Entre-Quintas, 220 4050-240 Porto
GPS: 41.147524, -8.627930
Localização

AUTOCARRO

1M, 200, 201, 207, 208, 302, 303, 501, 507, 601, ZM, 12M, 13M
Circular Massarelos – Carmo

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

JARDINS

QUINTA DA MACIEIRINHA