Voltar

Um Objeto e seus Discursos — CADERNO DE ARTISTA DE AURÉLIA DE SOUZA: NARRATIVAS VISUAIS (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

CASA MARTA ORTIGÃO SAMPAIO

Cadernos de Aurélia de Sousa. Coleção Museu do Porto | Casa Marta Ortigão Sampaio. Fotografia de António Alves

A poucas semanas da abertura da exposição dedicada aos Cadernos de Aurélia (13 JUN), e celebrando os 157 anos do seu nascimento com um programa que apresenta intervenções artísticas de Ana Allen e Jiôn Kiim, convidamos para esta sessão de Um Objeto e seus Discursos a investigadora Maria Aguiar e a artista Ana Allen.

 

Maria Aguiar é professora auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e é investigadora integrada do CITAR (Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa). O seu tema de doutoramento em conservação e restauro de pintura centrou-se no estudo da obra pictórica de Aurélia de Sousa e nos materiais artísticos de finais do século XIX, inícios do século XX. Integra a equipa de trabalho do catálogo raisonné que está a ser preparado a propósito das comemorações do centenário de falecimento desta pintora.

Ana Allen (n.1985, Porto) vive e trabalha no Porto. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis — Artes Visuais, é Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e encontra-se a desenvolver o Doutoramento em Artes Plásticas pela mesma Universidade. A prática artística de Allen, tem vindo a ser desenvolvida em torno de temas paradigmáticos da pintura, na procura do diálogo entre o legado e a transformação, transpondo a conjugação e a dimensão dicotómicas do mundo imagético — entre o abstrato e o figurativo, histórico e contemporâneo, o natural e o artificial, o analógico e o digital. Através da sua prática de pintura, desenho e instalação encontramos imagens de natureza híbrida definidas por uma temporalidade transversal.

Marta Bernardes nasceu em 1983 no Porto. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2006. Aprofundou o seu estudo em artes visuais e multimédia na Escola de Belas-Artes de Paris e fez o mestrado, em 2008, em Psicanálise e Filosofia da Cultura pela Universidade Complutense de Madrid. Desde 2005 que se apresenta regularmente ao público tanto com trabalho plástico e audiovisual como com peças de pendor performativo, teatral, poético e musical. Apresentou obra em Portugal, Espanha, Itália, Tunísia, França, Brasil, Marrocos e Canadá. Tem obra em coleções públicas e privadas. Editou Arquivo de nuvens (Cadernos do Campo Alegre, 2007), Ulises (na coleção Rato da Europa, Pé de Mosca, 2013), Claviculária (Douda Correria, 2014), A Inocência das Facas (Tcharan, 2015), Achamento com Catarina Nunes de Almeida (do lado esquerdo, 2015), Barafunda, com Afonso Cruz (Caminho, 2015), e Ícaro (Mariposa Azual, 2016).

 

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

 

BILHETES

Inscrições esgotadas.

ENDEREÇO

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291 / 299
4050-428 Porto
GPS: 41.159457, -8.625454
Localização

AUTOCARRO

203, 302, 203, 302, 508

METRO

Carolina Michaëlis

ESTACIONAMENTO

Casa da Música