Voltar

Um Objeto e seus Discursos — CICLOS DA CRISE: SENHAS DE PÃO PARA AS CLASSES POBRES (1919—1921)

PALACETE DOS VISCONDES DE BALSEMÃO

Senhas de distribuição de pão (1919-1921). Coleção Museu do Porto / Gabinete de Numismática

Este documento centenário é testemunho dos efeitos e políticas sociais das crises económicas que ciclicamente se abatem sobre as comunidades. No período subsequente à Primeira Grande Guerra, verifica-se uma grave crise financeira e uma enorme instabilidade política, agravadas por uma situação pandémica (conhecida por «gripe espanhola») e geradoras de falta de emprego e carência de bens alimentares. Em Portugal, após a greve geral de novembro de 1918, multiplicam-se os movimentos de contestação operária e estudantil.
A escassez de bens alimentares leva ao racionamento dos mesmos e a um programa nacional de distribuição de artigos de primeira necessidade. Por todo o país, são criadas as Delegações do Comissariado de Abastecimentos, sediadas nas capitais dos concelhos. Este exemplar reporta-se à distribuição do pão para as classes pobres, organizada pelo Município do Porto, a fornecer pela padaria Flor do Paraíso.

 

Leonardo Costa é investigador do Centro de Estudos em Gestão e Economia da Universidade Católica e Professor Associado da Porto Business School. Leonardo Costa é docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Economia e Gestão, desde 1998. Em 1990, licenciou‑se em engenharia agronómica ‑ especialidade de economia agrária ‑ pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, e, em 1993, concluiu o mestrado em economia agrária e sociologia rural no mesmo Instituto. Tem interesses de investigação e publicações nas áreas de estudos de desenvolvimento, economia agrícola e dos recursos naturais, inovação e macroeconomia.

 

Manuel Loff é doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), é professor de História Contemporânea na Universidade do Porto e investigador no Instituto de História Contemporânea-NOVA/IN2PAST e no Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcias (Universitat Autònoma de Barcelona) nas áreas da História do Tempo Recente e dos processos políticos sociais do século XX. Foi deputado à Assembleia da República entre março e setembro de 2023. Escreve para o jornal Público desde 2011 e participa frequentemente em vários outros meios de comunicação portugueses, europeus e brasileiros.

 

BILHETES

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

ENDEREÇO

Palacete dos Viscondes de Balsemão
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto
GPS: 41.148946, -8.615291
Localização

AUTOCARRO

22, 304, 305, 507, 601, 602

METRO

Trindade

ESTACIONAMENTO

Carlos Alberto, Leões;
Praça de Lisboa