Voltar

UM OBJETO E SEUS DISCURSOS — DO CÉU À TERRA: UM FRAGMENTO DE METEORITO NA ARQUEOLOGIA DO PORTO

RESERVATÓRIO

Fragmento de «meteorito» encontrado no interior de uma estrutura da Idade do Bronze do sítio arqueológico das Areias Altas. © Rui Oliveira

É um dos mais surpreendentes, enigmáticos e curiosos objetos deste ciclo de conversas portuenses – e um dos mais inesperados achados das reservas arqueológicas do Porto, que moram no Reservatório do Museu do Porto.
Este fragmento de «meteorito» está associado às Areias Altas, sítio arqueológico da cidade que apresenta um conjunto de evidências que o particularizam no contexto da primeira metade do II milénio a.C. no Norte de Portugal, como por exemplo na prática de deposição intencional de artefactos e da produção de sal por evaporação artificial.
Analisado recentemente pelo Laboratório de Análises Químicas da TecMinho – e a carecer ainda de investigação desenvolvida –, o objeto apresenta na sua composição a presença de crómio e níquel, elementos raros e inesperados no contexto geográfico do achado, que justificam que seja descrito como um possível «fragmento de meteorito», considerando também a sua coesão. A curiosidade serve de pretexto para falar da investigação arqueológica nas Areias Altas e a natureza e processo do trabalho e conhecimento científicos.

 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Gratuito.