Voltar

Um Objeto e seus Discursos — Fragmento de cerâmica tipo Penha

RESERVATÓRIO

Fragmento de cerâmica tipo Penha c. 3.º milénio AC. Fotografia de António Alves

Os fragmentos de cerâmica incisa metopada (também designada tipo Penha) encontrados no Arqueossítio do Lagarteiro, no interior de estruturas de combustão, parecem ter sido manuseados num contexto de negociação social e identitária.

 

Com efeito, a cerâmica tipo Penha ocorre em distintos territórios da bacia hidrográfica do Douro e em outras regiões do noroeste peninsular, indiciando um diálogo entre as diferentes comunidades que a partilharam.

 

Susana Soares Lopes é especialista em Pré-História Recente da Península Ibérica (do Neolítico à Idade do Bronze). Sérgio Gomes é arqueólogo da Câmara Municipal do Porto.

 

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

 

BILHETES

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Gratuito

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA