Nova 085
O ciclo «Um Objeto e seus Discursos» regressa no sábado, 17 de junho, com uma conversa protagonizada por dois historiadores da cidade, moderada pela diretora do principal periódico portuense. Joel Cleto e Germano Silva propõem-se trazer luz ao significado do estandarte da cidade do século XIX, num diálogo conduzido por Inês Cardoso.
A próxima sessão do ciclo centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto decorre no Museu Romântico, às 18h, e a participação é gratuita.
Nesta conversa, os participantes vão embarcar numa viagem até ao Porto de Oitocentos para conhecer a bandeira da cidade nessa época, ricamente bordada a seda e fio de ouro sobre damasco vermelho.
Hoje um objeto museológico, à guarda do Arquivo Histórico Municipal, esta bandeira foi protagonista de diversos momentos protocolares na vida quotidiana do município – designadamente as paradas e procissões solenes nas festividades mais importantes na cidade, como o Dia do Município e de São João.
A peça em destaque nesta sessão foi apresentada na exposição «O Foral do Porto: 1517-2017 – Marca de um rei, imagem de uma cidade», na Casa do Infante, em 2017.
Este estandarte do século XIX ostenta num dos lados o escudo das armas nacionais. Do outro, encontram-se representadas as armas do Porto, com a grã-cruz e colar da Ordem Militar da Torre e Espada. A mais importante ordem honorífica portuguesa foi atribuída à cidade em abril de 1833, quando ainda decorria o Cerco do Porto, por decreto de D. Pedro IV.
A diretora do Jornal de Notícias, Inês Cardoso, será a moderadora da conversa entre o arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património Joel Cleto, e o jornalista, historiador e bibliófilo Germano Silva, um dos divulgadores mais conhecedores, acarinhados e entusiasmados da história e tradições da Invicta.
Retomado em março de 2023, o ciclo «Um Objeto e seus Discursos” é uma iniciativa da responsabilidade do Museu e das Bibliotecas Municipais do Porto, sendo programado pelo seu diretor, Jorge Sobrado.