Com Sidónio Pardal e Álvaro Domingues. Apresentação de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto
3 JUN 2023 18:00–19:30
GABINETE DO PARQUE DA CIDADE (ESTRADA INTERIOR DA CIRCUNVALAÇÃO)
Parque da Cidade. Fotografia de Duarte Belo
Lançamos uma nova perspetiva sobre este que é o maior parque urbano do país, espaço de lazer, de fruição e contacto com a natureza para várias gerações. Uma natureza sofisticadamente arquitetada, com os seus lagos, trilhos e vegetação densa, sem esquecer a ligação com a frente atlântica, característica ímpar a nível mundial.
Entrar neste «Éden de bolso», como lhe chamou Mário Cláudio, é ser como que imediatamente transportado para outra dimensão, onde o tempo parece correr mais devagar e o bulício da cidade, mesmo ali ao lado, parece desaparecer por magia.
Sidónio Pardal é arquiteto paisagista, urbanista e engenheiro agrónomo. Doutorado com Agregação, investigador no Gabinete de Apoio da Universidade Técnica de Lisboa, com extensa obra publicada sobre Planeamento do Território numa abordagem multidisciplinar, convocando a Economia, o Direito do Urbanismo, a Classificação do Solo, a Topologia aplicada à análise do território entre outras vertentes. É autor de obras onde se destacam o Parque da Paz em Almada; Parque do rio Ul em S. João da Madeira; Parque urbano de Ovar, Passeio Marítimo de Oeiras, Parque urbano da Póvoa de Varzim, Frente Ribeirinha de Alcochete e do singular Parque da Cidade do Porto, considerado o maior parque urbano do país, com áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico. Álvaro Domingues é geógrafo, doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento. É também investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP. Filipe Araújo é vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pelo pelouro do Ambiente e Transição Climática.
Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.
Inscrições encerradas.
Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480
Estrada Interior da Circunvalação