Notice 162
image (2)
Entre os dias 13 e 31 de janeiro, o legado de Franz Kafka vai estar em destaque na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Trata-se de uma iniciativa da Embaixada da República Checa em Portugal e do Consulado Honorário da República Checa no Porto, que vai propiciar atividades, entre as quais uma mostra e ciclos de leitura, em homenagem ao escritor, no âmbito do centenário da sua morte.
Durante duas semanas, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai acolher a mostra “Franz Kafka, um homem do seu e do nosso tempo”, na qual será refletido um conjunto de painéis informativos concebidos a partir do livro homónimo de Radek Maly, poeta e tradutor, e Renata Fucikova, ilustradora premiada.
A mostra vai permitir que os visitantes tenham uma visão profunda da vida e da obra de Franz Kafka, destacando as suas raízes pessoais, culturais e religiosas.
As ilustrações a tinta negra de Fucikova revisitam a atmosfera angustiante e opressiva dos textos de Kafka, ao mesmo tempo que capturam o espírito da cidade de Praga, onde o escritor viveu, influenciando a sua obra literária.
Esta é uma iniciativa que já se destacou em várias instituições culturais, e que traça um percurso através dos momentos-chave da vida de Kafka, das suas relações familiares e intelectuais e dos cenários urbanos de Praga.
Reflexão sobre a relevância e legado do escritor
A programação em torno da vida do escritor marca, ainda, uma oportunidade para refletir sobre a sua relevância e legado, tanto no tempo em que viveu, como na atualidade.
A inauguração da mostra vai ocorrer no dia 13 de janeiro, às 18h30, e estará patente até 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 21 horas, e aos sábados, entre as 10 e as 18 horas.
No âmbito do centenário da morte do escritor (faleceu a 3 de junho de 1924), as Bibliotecas Municipais do Porto também vão oferecer um programa de leitura que convida os participantes a explorar o universo literário de Kafka, através das seguintes sessões:
A programação de homenagem a Franz Kafka é de entrada livre, mediante inscrição prévia nas páginas das Bibliotecas Municipais e do Museu do Porto.
Fonte: Porto.