Return

Hélia Correia e Mónica Baldaque, leitoras de Agustina, encerram ciclo dedicado à escritora

AA6148

As Bibliotecas do Porto assinalam, no sábado, 15 ABR, a conclusão do ciclo “Leitores de Agustina”, promovido para divulgar a obra da escritora, no âmbito da comemoração do seu centenário.

 

Caberá a duas vozes femininas encerrar este ciclo: Hélia Correia e Mónica Baldaque protagonizam a sessão que decorre às 18H30, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

 

Galardoada em 2015 com o Prémio Camões, Hélia Correia apresenta Fanny Owen, romance publicado em 1979 que serviu de base ao filme Francisca, de Manoel de Oliveira.

 

Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís, escritora e pintora com uma vasta obra no retrato e na paisagem, conversa sobre Primeiros Contos e Outros Contos, volume que prefaciou e no qual estão reunidos dezassete contos, quinze dos quais inéditos.

 

A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório.

 

O ciclo “Leitores de Agustina” convocou um número de figuras da cultura portuguesa para a partilha das suas obras de eleição. Pelo auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett passaram nomes como Maria Filomena Molder e António Preto, Carlos Fiolhais e Rui Ramos, ou Lídia Jorge e Pedro Mexia.

 

As comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís arrancaram em outubro de 2022 e celebraram a obra literária da autora, bem como a sua relação com o Porto. Nascida em Amarante, veio estudar para a Invicta com apenas 10 anos, em 1932, e acabaria por fixar residência na cidade já na década de 1950. O Porto é cenário de alguns dos mais importantes romances de Agustina.