Return

INVENTÁRIO #17 — ODE AO HIPERICÃO, A ERVA-DE-SÃO-JOÃO (inscrições esgotadas)

ENTREQUINTAS

Ode ao hipericão, a erva-de-são-João_Neuchâtel_Herbarium

No dia 24 de junho, abrimos excecionalmente as portas do Museu do Porto para celebrar o solstício de Verão e o feriado de S. João, com a erva-de-são-João.

 

Neste inventário, o hipericão será o ponto de partida para uma viagem etnobotânica que vai desde a Antiguidade até à contemporaneidade, das tradições pagãs às cristãs, dos saberes ancestrais aos conhecimentos científicos, dos rituais de mau-olhado às cerimónias de fertilidade, das fogueiras da meia-noite às colheitas do meio-dia, do simbolismo aos extraordinários e comprovados usos medicinais.

 

O Hypericum perforatum, também conhecido por milfurada, é uma das ervas mais utilizadas para fins terapêuticos em todo o mundo. É antiviral, analgésica, digestiva, adstringente, cicatrizante, diurética, e uma excelente antidepressiva e estimulante do sistema imunológico.

 

Na parte prática desta oficina, vamos analisar a morfologia desta planta e o seu habitat, aprender formas de identificá-la corretamente (e saber distingui-la do Hypericum androsaemum, o hipericão-do-Gerês), as partes utilizadas, os seus constituintes e propriedades, bem como algumas precauções. Por fim, vamos preparar um óleo macerado com as suas flores amarelas — provavelmente o melhor remédio para tratar a dor ciática e outras nevralgias —, que poderão levar para casa e usar, sob a forma de massagens, nos meses mais frios do ano.

 

Nota: A inscrição nesta oficina inclui a oferta de um caderno de notas e de um pequeno guia prático sobre o tema.

 

A Recoletora é a prática comum do artista Alexandre Delmar e da designer Maria Ruivo, dedicada ao estudo dos lugares de reciprocidade e interação entre as comunidades humanas e as vegetais. Num trabalho de contínua de pesquisa, inventariação e mapeamento das plantas espontâneas comestíveis ao resgate de conhecimentos ancestrais e contemporâneos, propõe-se uma redescoberta da cidade através da recoleção e da deambulação pelos territórios do baldio urbano e da paisagem construída. Juntamos botânicos, herbalistas, chefs, artistas, arquitetos e designers num projeto colaborativo e itinerante, que tem como objetivo trabalhar as temáticas relacionadas com a autonomia alimentar, a recoleção, o herbalismo, os saberes-fazer tradicionais, a paisagem, a memória, a etnobotânica ou a literacia ecológica, promovendo ações participativas como cartografias, caminhadas guiadas, workshops, refeições partilhadas, performances, conversas, exposições e publicações.

 

INVENTÁRIO
Inventário participado de ruas, edifícios, lugares, obras de arte pública, da cidade. Ler as ruas, lugares e edifícios, conduzir o olhar, olhar de outras formas e documentar, a partir de registos fotográficos, gráficos, escritos, os elementos observados.

 

INSCRIÇÕES

Inscrições esgotadas.

ENDEREÇO

Rua de Entre Quintas, 156 4050-240 Porto
GPS: 41.147836, -8.628640
Localização

AUTOCARRO

200, 201, 207, 208, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602, 801

ESTACIONAMENTO

Palácio de Cristal

JARDINS

QUINTA DA MACIEIRINHA