Return

Um Objeto e seus Discursos — Fragmento de cerâmica tipo Penha

RESERVATÓRIO

crop de fragmento de cerâmica 1

Os fragmentos de cerâmica incisa metopada (também designada tipo Penha) encontrados no Arqueossítio do Lagarteiro, no interior de estruturas de combustão, parecem ter sido manuseados num contexto de negociação social e identitária.

 

Com efeito, a cerâmica tipo Penha ocorre em distintos territórios da bacia hidrográfica do Douro e em outras regiões do noroeste peninsular, indiciando um diálogo entre as diferentes comunidades que a partilharam.

 

Susana Soares Lopes é especialista em Pré-História Recente da Península Ibérica (do Neolítico à Idade do Bronze). Sérgio Gomes é arqueólogo da Câmara Municipal do Porto.

 

Doravante quinzenalmente, e em 2023 centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias. Criado em 2014, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. É uma das novidades da programação de 2023.

 

BILHETES

Participação gratuita limitada à lotação do espaço e mediante inscrição prévia através de preenchimento de formulário.

Mais informações: objeto.discursos@cm-porto.pt ou 223 393 480

ENDEREÇO

Parque da Pasteleira (Entrada Poente)
Rua de Gomes Eanes de Azurara, s/n
4150-362 Porto
GPS: 41.151579, -8.662588
Localização

AUTOCARRO

200, 204, 207, 504

ESTACIONAMENTO

Gratuito

JARDINS

PARQUE URBANO DA PASTELEIRA