Voltar

Percurso da Indústria

Vista da Barra, c. 1890. Vista panorâmica da zona de Massarelos e da barra do Douro, vendo-se os fornos da fábrica de cerâmica. Arquivo Histórico Municipal do Porto

Início do percurso: Entrada principal dos Jardins do Palácio de Cristal | Fim do percurso: Museu do Carro Elétrico
Distância percorrida: 3,5 km

 

Na paisagem de Massarelos avultam-se ainda vestígios de fábricas, de armazéns e oficinas, de linhas de caminhos-de-ferro e pontes, de bairros operários e ilhas, e umas tantas memórias de um tempo áureo, que teve no antigo edifício do Palácio de Cristal um notável exemplo. O Percurso da Indústria espraia-se neste singular território em forma de vale, por entre rios e ribeiros, mostrando a vivacidade de um tempo ido – o Porto do Romantismo – através de uma diversidade tipológica do edificado, por sua vez associada a diferentes produtos fabricados ou armazenados pela indústria ao longo do século XIX e início do século XX. Revelam-se marcas de um processo de industrialização que reorganizou a cidade, que a transformou económica e socialmente, repleta de personalidades emergentes, que nos ajudam a perscrutar um tempo e um espaço de puro romantismo portuense.

 

INSCRIÇÕES

A participação na atividade é gratuita. Limite de 25 participantes. Inscrição e + info educativo.museudoporto@cm-porto.pt. ou (+351) 226057000.

PONTO DE ENCONTRO

Entrada principal dos Jardins do Palácio de Cristal
Direções

NOTAS

Sugere-se:
Sapatos confortáveis e resistentes
Garrafa de água
Chapéu/boné